AD - Consultoria Organizacional - 2013/2
Pesquisas Acadêmicas: AD - Consultoria Organizacional - 2013/2. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: decastro.br • 23/10/2013 • 1.877 Palavras (8 Páginas) • 1.502 Visualizações
Avaliação a Distância – AD
Disciplina: Consultoria Organizacional
Questão 1) Dos seis principais DEVERES universais da consultoria a saber: AUXILIAR DIAGNOSTICAR, SOLUCIONAR, ORGANIZAR e INOVAR.
Qual deles se enquadra na situação descrita a seguir? Descreva a sua finalidade.
Toda empresa que contrata uma consultoria, passa por algum tipo de problema, entretanto seus administradores não conseguem distinguir as causas e as consequências. Um consultor tem essa capacidade.
Resposta: Para a situação acima o Consultor deve DIAGNOSTICAR o problema, assim pode ser identificado possíveis disfunções organizacionais, por meio de um instrumento de levantamento de dados.
Questão 2) Um dos propósitos da consultoria organizacional é minimizar as Disfunções Organizacionais que foram comparadas como patologias organizacionais por Foguel e Souza (1995). Estes autores salientam que esta tipificação é uma tentativa de descrever algumas das patologias ou doenças das organizações, localizadas quer em seus objetivos, políticas, estrutura e tecnologia, quer em seus padrões de comportamento e no relacionamento com o meio ambiente.
Apresente a tipologia proposta pelos autores e descreva as características de cada uma reproduzindo o “ciclo destrutivo das organizações”.
Resposta: Foguel e Souza (1995), apresentam em seu trabalho dois grupos principais de disfunções: as de 1º grau e as de 2º grau. Segundo os autores e fazendo uma analogia ao corpo humano, as disfunções de 1º grau são os sintomas (como a febre) e as disfunções de 2º grau são as causas (como as infecções). Estas disfunções podem criar o ciclo destrutivo das organizações.
As disfunções de 1º grau, geram um comportamento do tipo conflitos, controles, desajustes e comunicações deficientes. Esses comportamentos geram as consequências de 1º grau, a Ineficiência, competição, baixa eficácia e a defensividade . Tais consequências geram as disfunções de 2º grau, tendo como consequência a pouca capacidade das pessoas de confrontar disfunções, baixa capacidade de aprendizagem e um baixo grau de eficácia. Sendo essas as consequências, novamente ocasionam as disfunções de 1º grau, gerando assim mais uma vez o ciclo destrutivo.
Questão 3) Com base nas informações do caso abaixo e tendo como referência as competências de um consultor organizacional, responda as seguintes questões.
A empresa XYZ está com seu pessoal desmotivado devido a um processo de enxugamento de estrutura, que provocou a demissão de 20% de seus recursos humanos e inclusive de profissionais que eram considerados dedicados, de bastante tempo de casa e também competentes.
Para satisfazer as necessidades os empregados que permaneceram, o Diretor Industrial defende que 10% do valor economizado com as demissões seja repassado para o salário dos que ficaram, bem como instalar uma linha de ônibus da empresa para o transporte dos empregados, reivindicação antiga dos mesmos.
O Diretor de RH, por sua vez, defende que não há como satisfazer o pessoal se não forem oferecidas garantias de permanência no emprego durante um tempo a ser negociado com os próprios empregados.
Responda:
A) Que conhecimentos serão necessários para lidar com a situação na XYZ?
Resposta: Possuir conhecimento em administração, especialmente em recursos humanos e Desenvolver condições para que o trabalho seja gratificante, não apenas do ponto de vista financeiro, mas garantindo um bom clima organizacional
B) Desenvolva ações para solucionar este problema, complementando as propostas dos dois diretores e identifique para cada ação duas habilidades envolvidas.
Resposta: No que se refere às ações para solucionar o problema e as habilidades necessárias, podemos considerar as seguintes:
- Promover um encontro entre os diretores. Isso sugere as habilidades para gestão de conflitos;
- Conduzir um júri de opinião ouvindo as duas partes. Para essa atividade será necessário o autocontrole;
- Propor uma equipe multifuncional para tratar da nova política de remuneração e benefícios sociais. Com isso, deve-se trabalhar em equipe e ter capacidade de adaptação.
Essas são apenas algumas das habilidades exigidas.
C) Proponha uma solução para permanência dos empregados da XYZ considerando três atitudes de um consultor para que o Diretor Industrial não se sinta desprestigiado.
Resposta: Inúmeras atitudes podem ser utilizadas neste caso como relacionamento interpessoal, liderança, ética entre outros. Uma solução viável seria um propor a união das duas propostas, pois as mesmas não são excludentes, embora a segunda seja mais efetiva.
Questão 4) Analise o quadrinho a seguir e responda o que se pede.
A sátira bem humorada acima mostra um processo bastante abrupto e radical que difere e muito de um Desenvolvimento Organizacional.
Descreva o que seria um processo de D.O citando alguns as fases primordiais que compõem este processo.
Resposta: Desenvolvimento Organizacional é uma estratégia educacional adotada para trazer à tona uma mudança organizacional planejada, exigida pelas demandas às quais a organização tenta responder e que enfatiza o comportamento com base na experiência. É a mudança organizacional planejada.
O DO se preocupa com a mudança e aperfeiçoamento de sistemas e subsistemas, estando relacionado a metas de curto e médio prazos da organização. O modelo de DO pode ser resumido na Figura abaixo.
Figura: Fases do processo de DO
Questão 5) Analise o caso do grupo ABC abaixo e responda o que se pede.
O grupo ABC é o maior fabricante de embalagens da América Latina. Esta posição de liderança foi conquistada ao longo dos últimos anos através de uma agressiva política de aquisições e associações aliada a excelência em serviços, atualização tecnológica e capacidade de investimento, permitindo oferecer
...