ANÁLISE DO TEXTO MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS: UM RESGATE TEÓRICO
Por: Fabio Salvador • 2/3/2016 • Resenha • 431 Palavras (2 Páginas) • 1.712 Visualizações
[pic 1]
GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS, QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
FABIO SALVADOR SILVA
ANÁLISE DO TEXTO MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS: UM RESGATE TEÓRICO
SALVADOR
2016
FABIO SALVADOR SILVA
ANÁLISE DO TEXTO MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS: UM RESGATE TEÓRICO
Primeiro trabalho da matéria Metodologia do Trabalho Acadêmico Científico que tem como objetivo incentivar a compreensão dos alunos sobre o assunto, e que faz parte dos requisitos de avaliação da disciplina do Curso de MBA em Gestão de Processos de Negócios, Qualidade e Certificações.
Orientadora: Profª, Karen Sasaki.
SALVADOR
2016
Ao analisar o texto “Métodos Quantitativos e Qualitativos: Um resgate teórico” verifica-se a existência de vários estudos identificando os diversos tipos e métodos de pesquisas, sendo este a causa das variadas discursões no mundo acadêmico.
Desde o inicio da existência humana percebe-se que o conhecimento sofreu diversas evoluções o que deu origem a vários tipos deste.
Existe, enfim, de acordo com vários outros o conhecimento filosófico como o propulsor, o conhecimento teológico, o empírico, o cientifico e por fim o tecnológico. Não importa o tipo de conhecimento e sim uma melhor organização do conhecimento e também da forma como o resultado será atingido.
Sabe-se que em toda pesquisa precisa de um problema a ser discutido , estudado, ou seja, para existir a pesquisa é necessário a causa de um problema.
Daí, observou-se os diversos tipos de pesquisa: fundamental, descultiva, experimental, histórica, monodisciplinares. Porem para alguns outros os objetivos da pesquisa ainda podem ser classificados com: descultiva, exploratória e expectativa.
Percebe-se também diversas outras classificações quanto aos procedimentos de coleta, fonte de informações e quanto a natureza.
Ao falar sobre o método quantitativo pode-se dizer que o mesmo é caracterizado pela intenção de garantir a certeza dos trabalhos realizados, onde a chance de erros é muito pequena.
Já o qualitativo é diferente, pois não utiliza instrumental estatístico como base na analise de um problema, não tem um significado preciso quando utilizado.
Com isso, intende-se a diferença que existe entre os dois métodos de pesquisa.
...