Analise cacau show
Por: luiscunha39 • 26/5/2015 • Projeto de pesquisa • 3.854 Palavras (16 Páginas) • 3.293 Visualizações
[pic 1]
DIAGNÓSTICO
AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA
Como estão:
- A competitividade da organização?
As principais concorrentes da Cacau Show são as empresas Cacau Brasil e Kopenhagen que pertencem a CRM, que adotou uma estratégia um tanto quanto interessante criando a Brasil Cacau a fim de desacelerar o crescimento da Cacau Show em um confronto direto.
Porém, na Cacau Show a oferta para o consumo próprio e para presentes se baseiam em um modelo de negócio que inclui a trufa de R$ 1,00 como produto de entrada. Atualmente, o objetivo da empresa é transcender o perfil dos consumidores, buscando ampliar os pontos de contato entre os diferentes públicos.
- Portfólio de produtos e serviços?
O portfólio de produtos é grande, com opções para todos os gostos e são divididos por linha e temas como:
Por linha – Trufon, Montebello, La Creme, Sintonia, Diet e Zero Lactose, Tablets e Trufa Tradicional.
Por temas – Para divertir, para saborear, para degustar, clássicos, românticos, cafeteria e sobremesas, kids e teens entre outras.
- Flexibilidade e grau de vulnerabilidade?
Ampliando seu portfólio de produtos a Cacau Show conseguiu atingir diversas classes sociais garantindo e afirmando sua flexibilidade no mercado. Atualmente possui baixo grau de vulnerabilidade, pois como o nicho de chocolates finos era explorado somente pela Kopenhagen, que tem como público alvo a classe “A”, a reação da concorrência para reconquistar o mercado pode ser lenta visto que terá a necessidade de inovar seus produtos.
- Os processos de desenvolvimento e inovação?
Está sempre em constante transformação, com a meta de oferecer uma variedade de produtos e sabores para todos os gostos, bolsos e momentos. Os pontos de vendas da Cacau Show podem se adequar aos diversos ambientes. É uma marca democrática com produtos, modelos de loja e capilaridade (desde os grandes centros até as pequenas cidades).
EXCELÊNCIA OPERACIONAL
O posicionamento estratégico definido para a Cacau Show é o da excelência operacional. Busca continuamente formas de aumentar sua produtividade e posicionamento de mercado através de combinação única entre qualidade, funcionalidade e preço – ser excelente. Um exemplo de empresa eficiente com processos e procedimentos bem estruturados, mas ao mesmo tempo reconhece que as pessoas querem cada vez mais produtos customizados, e realiza adaptações significativas em diferentes mercados.
PRONTIDÃO ESTRATÉGICA (PROGNÓSTICO)
Perenizar a cultura da Cacau Show e manter suas vantagens competitivas.
Ser uma empresa social e ambientalmente responsável.
Ser a marca mais conhecida de chocolates finos em lojas especializadas no Brasil e crescer na preferência no mercado de chocolates como um todo.
Garantir a perpetuidade do negócio através da inovação, evolução da eficiência e excelência em produtos, serviços e processos.
Aumentar a autonomia de gestão dos colaboradores da Cacau Show por meio do desenvolvimento pessoal, visando motivar o contínuo crescimento profissional e individual.
Crescer na unidade de negócio Cacau Show com percentuais acima do mercado de chocolates e obter margens de referência acima dos segmentos de alimentos e varejo.
Assegurar que a franquia Cacau Show seja referência para novos e atuais franqueados, em termos de atratividade (TOP 3), lucratividade e satisfação.
MODO DE GESTÃO
[pic 2]
As diretrizes estratégicas da Cacau Show se referem ao presente e onde querem chegar aos próximos anos. São elas que norteiam toda a tomada de decisão e o foco do trabalho.
Cliente
Assegurar que a franquia cacau show seja referência para novos e atuais franqueados, em termos de atratividade, lucratividade e satisfação.
Crescimento
Crescer na unidade de negócio com percentuais acima do mercado de chocolates e obter margens de referência acima dos segmentos de alimentos e varejo.
Colaborador
Aumentar a autonomia de gestão dos colaboradores por meio do desenvolvimento pessoal, visando motivar o contínuo crescimento profissional e individual.
Excelência
Garantir a perpetuidade do negócio através da inovação, evolução da eficiência e excelência em produtos, serviços e processos.
Marca
Ser a marca mais conhecida de chocolates finos em lojas especializadas no Brasil e crescer na preferência no mercado de chocolates como um todo.
Socioambiental
Ser uma empresa social e ambientalmente responsável.
Cultura
Perenizar a cultura da Cacau Show e manter suas vantagens competitivas.
ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO
[pic 3]
Desde a abertura da primeira loja padronizada com a marca Cacau Show, em 2002, o crescimento foi muito rápido. Em 2004 a marca se tornou a maior rede de chocolates finos do Brasil, com 230 lojas e, em 2008, ultrapassou a norte americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de chocolates finos do mundo. Já em 2010, alcançou a marca de 1000 lojas e, em 2014 já possuía 1540 lojas. A projeção para 2015 é atingir a marca de 2000 lojas.
Análise de mercado (tendência)
A evolução tem sido muito rápida: A Cacau Show é a maior rede de chocolates finos do mundo desde 2008. A empresa fechou o ano de 2013 com 1540 lojas, espalhadas por 700 municípios, em todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal e para o ano de 2015, a projeção é alcançar 2000 unidades em todo o País.
Desbravadora de um nicho de mercado com crescente potencial de demanda, a empresa Cacau Show apresenta um posicionamento estratégico diferenciado no seu segmento de mercado, o que proporciona à marca elevado diferencial competitivo. A empresa sempre está buscando inovações em sua linha de produtos visando atender às emergentes tendências de mercado; que têm como base o consumo ético e responsável. A denominação de origem seria assim não somente uma estratégia para diferenciar uma nova linha de produtos, como também uma alternativa para agregar valor a esta, acompanhando as mudanças culturais dos consumidores atuais.
...