Analise do Filme Ponto dos Espiões
Por: Stenio Donato • 11/4/2020 • Relatório de pesquisa • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 262 Visualizações
Ponte dos Espiões:
Durante a Guerra fria, o advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os EUA e a União Soviética, quando é enviado a Berlin Oriental para fazer um acordo para a troca de Abel pelo piloto americano capturado e condenado quando sobrevoava território soviético.
• No filme a negociação precisava ser elaborada em um território totalmente hostil, assim como ocorre muitas vezes em nosso dia a dia, quando precisamos negociar um plano em um cliente por exemplo. Na maioria das vezes isto ocorre dentro do seu escritório.
• Em nenhum momento o James Donovan desistiu do seu objetivo mesmo com seu parceiro o assustando com as possibilidades que poderia ocorrer, inclusive com risco de perder a sua própria vida. Em nosso dia a dia muitas pessoas desistem no meio do caminho na medida que a negociação vai ficando difícil.
• No inicio da negociação com o representante dos Soviéticos, Donovan sobre se colocar na negociação e teve sangue frio para colocar suas exigências mesmo estando em uma situação extremamente desfavorável. (Território inimigo, comportamento agressivo). Um erro que ocorre muitas vezes de o negociador não possuir um controle emocional principalmente em situações adversas.
• Na negociação quando Donovan entendeu que possuía mais de 1 americano capturado, teve controle e jogo de cintura para conduzir a negociação de forma que valorizasse mais o seu produto a ponto de valer 2 americanos por 1 soviético (2 x1). Em negociações o comprador sempre procura depreciar o seu produto para pagar mais barato.
• Quando Donovan descobriu que o segundo americano estudante não estava com os soviéticos e sim com os alemães. Teve coragem de conciliar os interesses dos 2 interlocutores pelo mesmo produto. É importante destacar a calma que teve para conduzir a negociação da forma que lhe favorecia, mesmo contra seus superiores e correndo risco de botar tudo a perder. Ter controle e paciência é uma habilidade fundamental durante uma negociação.
• Na conclusão da entrega dos capturados, mesmo seus superiores satisfeitos com a entrega apenas do piloto alemão. Donovan não se satisfez e segurou até o ultimo minuto para conseguir o queria. (O estudante de Economia).
Em nosso cotidiano muitas vezes nos desesperamos pelas metas e não temos a frieza de correr riscos para desafiar a outra parte.
13 dias que abalaram o mundo:
O filme se passa em outubro de 1962, o presidente dos Estados Unidos é John F. Kennedy. Soviéticos instalam misseis balísticos de alcance médio em cuba, sendo os mesmos com a potência de uma arma nuclear, podendo alcançar as cidades do sudoeste do Estados Unidos até o Norte do Washington e que em cinco minutos poderiam destruir bases militares e matariam 80 milhões de americanos.
O presidente da nação americana se reúne com militares e secretários de segurança para encontrar uma solução, porém, grupos se diferem em seu ponto de vista, há aqueles que defendem uma política mais ofensiva, querendo o ataque para destruição dos mísseis antes que seja tarde, já o secretário de Estado, acredita que permitir que um pais vizinho dos Estados Unidos que esteja submisso á Rússia e que tenha armas nucleares, poderá provocar problemas diplomáticos. O secretário de defesa, conserva a necessidade de ataque antes que os mísseis estejam operacionais e ainda afirma que os russos só entendem uma língua, ação e só respeitam uma palavra, força.
Sugere ataques aéreos seguidos de invasão e exigência para que sejam retirados o armamento em questão.
• O congresso pressiona o presidente Kennedy para uma guerra, mas ele decide sem qualquer apoio do mesmo por uma quarentena. Os navios russos não respeitam a quarentena e avançam
...