BRAND EQUITY DAS MARCAS PROCTER E GAMBLE
Por: willnandes16 • 5/4/2021 • Resenha • 386 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
COORDENADORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING
BRANDING
WILLIAM FERNANDES DA SILVA
O Brand Equity das marcas da Procter & Gamble
LAGES/SC
2021
O BRAND EQUITY DAS MARCAS PROCTER E GAMBLE
Desde a sua criação em 1837, a Procter & Gamble (P&G) buscou a inovação através de produtos revolucionários para a época, dessa maneira, sempre buscou agregar valor à sua marca.Ao longo do tempo se especializou na linha de produtos de saúde pessoal e produtos de cuidados pessoais e higiene, organizados em vários segmentos, incluindo beleza; Higiene; Cuidados de saúde; Tecido & Home Care; e Bebê, Cuidados Femininos e Familiares.
Atualmente a P&G possui em seu portfólio cerca de 380 marcas com o propósito de melhorar o seu dia a dia , entre elas podemos citar, Always, Ariel, Downy, Gillette, Head & Shoulders, Oral-B, Pampers e Pantene, que podem ser encontrados em mais de 70 países, porém seu mercado principal fica nos Estados Unidos e no Canadá.Um fato interessante é como a empresa faz para manter seus produtos sempre fortes e competitivos no mercado atual,isso se dá através de um investimento anual médio de US$ 100 milhões em pesquisas realizadas tanto com os consumidores quanto os parceiros e distribuidores, conhecer as percepções das pessoas que vivenciam seu produto/serviço é fundamental para manter uma boa reputação na sociedade e no mercado.
Através de pesquisas , são realizadas análises criteriosas e pode-se traçar estratégias de médio e longo prazo com maior assertividade, investindo nos produtos já existentes e também na criação de produtos inovadores, que faz disso uma característica forte na P&G. .
Em sua gestão há um executivo ,para de fato cuidar de cada uma de suas marcas,certamente isso contribui para uma melhor percepção de desempenho do produto,pois cada gestor é responsabilizado por volume e lucro. Essas são algumas características que tornam a P&G um exemplo de Brand Equity, pois apesar da empresa ter um portfólio grande, ela consegue administrar muito bem cada um dos seus produtos, usando estratégias claras e bem definidas para criação e percepção de valor, o que faz dela uma das líderes de mercado e principalmente um modelo de gestão a ser seguido.e
...