Case Prada
Por: stefanev • 18/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 488 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Análise da marca Prada no Mundo e no Brasil
A marca italiana que Mario Prada criou em 1913 é hoje uma das maiores marcas de roupas de luxo do mundo. Hoje em dia o consumidor passou a ter maior acesso a esses produtos, serviços, e a demanda por estes itens começou a aumentar rapidamente. Assim, tornou-se fundamental que a empresa adotasse estratégias adequadas para competir neste ambiente.
Por isso, a marca italiana trabalha com velocidade para oferecer novidades ao seu consumidor, produz já pensando no que ele irá “ingerir” no futuro, esta sempre renovando seus produtos, e atualizando a imagem da marca para não envelhecer.
Cada vez mais a marca vem sendo conhecida mundialmente, hoje a marca possui espalhada pelo mundo 41 lojas, e atualmente a PRADA possui várias linhas de produção de moda masculina e feminina, tais como: Prada Cosmetics (perfumes, maquiagem, loções faciais e corporais), Prada Sapatos (sapatos, sandálias, botas, mocassins e tênis), Prada Eyewear (armações e lentes para óculos de grau e óculos de sol), assim como a confecção de roupas que vai de casacos e camisas até luxuosos vestidos.
E através de um conjunto de ações fez com que a marca ficasse ainda mais em evidência, como por exemplo, o lançamento da coleção Prada Made In, que combinou estilos artesanais de localidades diversas do mundo com a identidade da marca; além disso, a empresa criou a Fundação Prada, que promove projetos e exposições com foco em arte contemporânea; e claro o lançamento da Miu Miu – que é voltada para jovens - a marca capturou uma nova geração de consumidores, fazendo com que expandisse mais ainda pelo mundo.
A Prada criou um e-commerce, que é um meio capaz de gerar significativas oportunidades de crescimento da marca, onde o consumidor pode ter uma facilidade maior para adquirir as mercadorias.
Com a crise, as marcas de moda se voltaram para os países emergentes que compõem o Bric: Brasil, Rússia, Índia e China. Na minha opinião, no Brasil a Prada viu oportunidade de crescimento, principalmente em aglomerados de marcas de luxo em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, onde este mercado se concentra, e pela atenção internacional que o pais receberia por sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas em 2016. Outro fator foi aumento de novos ricos no país, juntamente com as mudanças nos padrões de consumo que na minha opinião, a marca Prada, bem como outras marcas de luxo, viram no Brasil um público que esta disposto a consumir acima de suas posses e possui forte desejo por novidades, diferenciando do mercado europeu onde por já estarem acostumados com o mercado de luxo, não consomem desenfreadamente como os brasileiros.
Visto o potencial que apresenta este mercado no país, a empresa pretendeu fortalecer sua marca, expandir seu mercado alvo e abriu novas lojas próprias, como em Recife, Curitiba e Brasilia.
...