Caso Natura
Ensaios: Caso Natura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evertls • 23/9/2013 • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 1.034 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
Juiz de Fora
2013
Everton Louro de Souza
Estudo de Caso Natura
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Juiz de Fora
27/08/2013
ÍNDICE
1- INTRODUÇÃO 4
2- DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Missão, Visão e Valores 5
2.2 Estratégia Genérica 6
2.3 Analise das Forças Competitivas 7
2.4 Ambiente Externo 7
2.5 Ambiente Interno 8
2.6 Reflexões sobre Planejamento Estratégico 8
3- CONCLUSÃO 9
4- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
1- INTRODUÇÃO
Este Estudo de Caso tem por objetivo demonstrar a estratégia competitiva adotada pela empresa Natura S.A., a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de vendas diretas no brasil.
Visando atender a este objetivo, o desenvolvimento deste Estudo de Caso estará dividido em cinco partes. Na primeira parte, serão descritas a missão e a visão da empresa Natura S.A.. Na segunda parte, será feita uma breve análise sobre as forças competitivas de mercado segundo os referenciais de Porter, realizando um paralelo com a empresa em questão. Na terceira parte, será realizada a análise das ameaças e oportunidades relacionadas na época do Estudo de Caso em questão com dos dias atuais. Na quarta parte Será verificado o ambiente interno sobre o impacto de crises e mudanças do ambiente externo. Na quinta e ultima parte será feita a verificação do pensamento estratégico a longo prazo conforme o estudo do planejamento estratégico.
2- DESENVOLVIMENTO
I- Missão, visão e valores da empresa.
Segundo o site Wikipédia, a missão de uma organização corresponde ao que esta se propõe a fazer, e para quem. É o propósito de sua existência.
A definição da missão deve responder a pergunta: "Estou no mercado (ou na sociedade) para quê?" A definição deste conceito orienta na gestão do plano estratégico, visando canalizar esforços da organização naquilo em que a organização é melhor. O conceito de missão orienta tudo e a todos nas organizações.
A partir do momento que a organização tem definida sua missão no mercado ou na sociedade, busca-se o detalhamento de seus objetivos. A missão deve ser clara, simples, objetiva e pequena.
A natura uma empresa que desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos fragrâncias e produtos de higiene pessoal possuindo uma marca que está entre as mais reconhecidas do mercado brasileiro tem como missão comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/ estar-bem.
Assim podemos afirmar que a Natura tem uma missão devidamente elabora conforme demonstrada no seu próprio site.
A missão tem sua importância para que a empresa defina exatamente qual o seu tipo de serviço prestado.
A visão condiz com o futuro a ser construído. Para Joseph V. Quigley, autor de "Visão – Como os líderes a desenvolvem, compartilham e mantém", a visão empresarial é o fundamento dos valores, aspirações e objetivos de uma empresa e "constitui-se no fator de atração para as mentes e os corações dos seus membros".
A NATURA tem como objetivo o processo de internacionalização de seus produtos explorando a biodiversidade brasileira com produtos compostos unicamente de ingredientes naturais. O Ingresso no mercado Latino Americano e em seguida abrindo sua primeira loja na Europa, em Paris.
II- Estratégia Genérica
A NATURA tem usado como estratégia genérica a diferenciação. Apesar de oferecer produtos naturais baseados na biodiversidade brasileira sua estratégia foi a venda diretas com seus clientes através de revendedoras autônomas. Surgindo assim as consultoras NATURA. As consultoras são o principal elo da Natura com o consumidor final, são um publico especial, com o qual mantém um relacionamento próximo, por meio de cursos e oficinas de capacitação e de um amplo sistema de comunicação. São a linha de frente com os consumidores finais e responsáveis por disseminar o conceito Bem Estar Bem.
Estratégia essa aplicada com eficiência no ano de 2003 já havia no mercado cerca de 355.000 revendedoras no Brasil e 26.000 revendedoras fora do país (Argentina, Peru e Chile)
III- Analise das forças competitivas
Na ultima década é notável o crescimento na indústria
...