Como Criar Uma Fotografia Resumo do Texto
Por: samanta0101 • 14/10/2019 • Trabalho acadêmico • 854 Palavras (4 Páginas) • 195 Visualizações
Acadêmica: Samanta Caye
Como Criar uma fotografia
O livro Como Criar uma fotografia por Mike Simmons é uma espécie de manual prático, que mostra o processo de criação de uma fotografia, desde sua fase de planejamento, execução e resultado obtido.
Seu primeiro capítulo fala sobre as diversas possibilidades que temos de fazer fotografia, nos detalhes a serem vistos, desde os tipos de equipamentos, técnicas a serem utilizadas e expressões para conseguir representar o que planejamos. Os registros muitas vezes representam algo, algum momento, alguma história, uma forma de refúgio, são infinitos os motivos do resultado final de uma imagem.
O livro trás a importância do processo criativo para um bom registro, entre eles está o fato de ser curioso para o que está em sua volta, apaixonar-se pela interpretação que você dá as suas experiências, apto para enfrentar e resolver os problemas que estarão por vir. Sua mente deve estar aberta para receber o novo, isso pode ajudar a ampliar os horizontes criativos e construir novas ideias. As ideias podem se transformar ao longo de sua execução, procurando inspirações em algo específico onde depois se transforma para algo totalmente diferente, como foi o caso do trabalho da Julia Hadji-Stylianou.
Na hora de compreender o processo existem várias fases para o processo criativo, estas, que podem ser descritas como um ciclo de atividades que são capazes de incentivar seu lado artístico. A criatividade pode ser um processo confuso e cada um deve se adaptar com sua maneira de trabalhar. Em algumas fases é possível voltar atrás algumas vezes, já outras não podem ser feitas com tanta freqüência.
Um exemplo de criatividade é a obra do fotógrafo David Grimshaw, que foca na conscientização sobre poluição de água e não somente em registrar a imagem, isto mostra que ele ultrapassou sua barreira criativa, e tornou sua ideia eficaz.
Um dos primeiros passos para o processo criativo é identificar com o que quer trabalhar, as ideias devem estar relacionadas com o uso da fotografia para explorar sua mente.
Gerar ideias é um desafio e tanto, este é um ponto de partida essencial para o início de seu projeto, as bases para ideias podem surgir por meio de reflexões, pesquisas, livros, fontes ou até mesmo exposições. Existem alguns exercícios que podem ser realizados para ajudarmos a pensar, entre estes exercícios está o brainstorming, pois ele nos da à liberdade para gerar ideias, esta ferramenta consiste em listar as ideias em palavras ou em frases curtas, eles podem ser refeito várias vezes, até que o seu projeto venha à tona. Outra ideia que pode ser utilizada é a escrita livre, onde ela incentiva a colocar no papel tudo que está dentro de sua cabeça, definir um prazo é de extrema importância, depois disso veja o que chamou sua atenção de dentro do texto.
Assim que as ideias começarem a surgir através destas técnicas é possível que você molde-as, transformando em algo mais significativo por meio do processo de mapa mental. O mapeamento mental oferece a oportunidade de compartilhar as ideias com outras pessoas, que possam vir ter outras conexões.
Os mapas mentais partem de uma ideia central e se espalham para fora, conectando-se a tópicos relacionados para formar expressões. Comece com sua ideia/tema principal, ela deve estar expressa da forma mais simples possível, destacando-a no centro do mapa, para fora deste ponto central acrescente linhas e inclua outras ideias. Ao explorar estas ideias você irá descobrir um nível mais profundo de compreensão sobre a ideia original.
...