Criação Empresa Comunicação Visual
Por: diogobuss • 12/6/2015 • Artigo • 3.115 Palavras (13 Páginas) • 390 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em Marketing
Técnicas de Negociação
Tutor a distancia: Antonio Cesar Ramos
Leopoldo Brum Backes 426428
Marcio Estamislau Kaminski 407886
Pâmela Daiane Palharini 437762
Santo Ângelo/RS
2013
Leopoldo Brum Backes 426428
Marcio Estamislau Kaminski 407886
Pâmela Daiane Palharini 437762
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
Atividade avaliativa: Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas ao Curso de Tecnologia em Marketing da Universidadeem Marketing da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Técnicas de Negociação ataobtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Santo Ângelo
2013
1. Introdução
A seguir veremos um trabalho desenvolvido sobre técnicas de negociação. Veremos como reconhecer e definir problemas sobre um desenvolvimento de um roteiro de preparação para negociações salariais.
2. Desenvolvimento
1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
Durante o ano que passou, assumi novas responsabilidades, trabalhei duro e me dediquei totalmente à empresa que trabalho, recentemente ingressei em um curso superior na área de gestão, então para pleitear uma negociação salarial, terei que ter alguns argumentos concretos e um planejamento para fazer uma proposta de aumento salarial com meu chefe.
Então bem preparado, munido de dados que comprovam meu desempenho pessoal e os resultados para a empresa, desloquei-me aos respectivos gerentes e mesmo assim a resposta foi negativa. É lógico que não desistirei, pois meus superiores sabem de minha dedicação e constante atualização. O erro foi a falta de preparação e um planejamento melhor para uma negociação, que logo veremos como nos preparar.
Há várias razões que podemos levar uma negociação ao desastre, mas o principal erro é não saber que se ganha uma negociação, pela qualidade da preparação. É lógico que os grandes negociadores começaram com um “não” também de seus chefes, como na introdução deste nosso desafio, pois “o fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade” Henry Ford.
O fracasso em uma negociação, só existe pela falta de preparo, pois o ser humano age muito com o lado emocional, pois é mais fácil procurar o prazer e evitar a dor de cabeça, do que estudar uma preparação para negociação. O que tem de atraente em negociar para quem não tem vontade, pois é necessário vontade e determinação, além do mais, a maioria das pessoas não levam a sério a preparação, pois já estão preparadas para o fracasso. De qualquer forma, não podemos desperdiçar as oportunidades de que nos é apresentadas, transformaremos então a tempestade em oportunidade.
Devemos nos questionar antes de tudo, pois certas questões nos levam aonde queremos. Questões do tipo, ”Qual a importância do dinheiro para minha vida particular?” Pois é a partir desta pergunta que farei minha preparação. É preciso saber se já esta na hora de pedir um aumento, “O que estou fazendo no ambiente de trabalho para merecer um aumento?” e “Qual o meu objetivo dentro da empresa?”. A partir desse questionamento saberei o quão é importante o aumento para minha carreira.
O “não”, nunca é uma boa resposta para quem está negociando, mas para um bom negociador sempre tem alternativa para esta situação. Em uma negociação salarial, é necessário ser franco e não ter medo de dizer o que se quer, apresentar suas habilidades e deixar claro que necessita o crescimento na empresa.
Realizar uma pesquisa de mercado antes desse momento ajuda também. Vale consultar jornais, falar com amigos, familiar ou alguém que exerça uma função parecida como a sua, estar pronto e rodeado de todas as informações possíveis antes de negociar o salário. Também verifique bem se é o que você quer mesmo, se a proposta atende às suas expectativas, para você não ter problemas num futuro próximo.
Para melhor administrar a circunstância do inesperado, tem que estar preparado antes, buscar entender o lado do chefe e de como a circunstância pode ser contornada.
O melhor é pôr os argumentos na mesa, e justificá-los para defender sua proposta e não deixar furos para prováveis perguntas inesperadas. Assim como destacar como foi o desempenho de suas funções durante o ano e sua dedicação à empresa.
Criar soluções é uma boa alternativa, quando não se esta conseguindo um acordo, deixe o gestor saber que vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa, pois é mostrando disposição e entusiasmo que o gestor ira perceber que você tem ambição profissional.
Não se deve levar em conta apenas o aumento salarial, pois existem outros tipos de compensação, como a divisão de lucros, bônus, férias maiores, menos trabalho e mais responsabilidade.
Nada na vida profissional se conquista facilmente, os grandes negociadores batalharam na vida para chegarem onde estão hoje, conquistaram com muita luta e vontade de crescer, tiveram determinação e perseverança. Por isso não devemos desistir de nossos sonhos e objetivos, é claro que com respeito pelos superiores e educação com os colegas de trabalho, tenho a convicção que conseguirei o aumento de salário, mas sei que conseguirei respeito e reconhecimento por parte da empresa.
...