DESAFIO PROFISSIONAL
Por: nnardel • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.811 Palavras (20 Páginas) • 172 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Santo André - SP
Curso de Tecnologia em Marketing
CAIQUE EVANGELISTA PIO - RA 2499644694
KAREN FATIMA LEHM - RA 6020481148:
NATANAEL NARDELLI - RA 1982614355
SILVIO DE JESUS DIAS - RA 6031512782
TATIANA DOS ANJOS VITORINO - RA 2499644756
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras: Matemática; Processos gerenciais; Direito empresarial; Tecnologias de gestão e Responsabilidade social e meio ambiente
Santo André
2017
CAIQUE EVANGELISTA PIO - RA 2499644694
KAREN FATIMA LEHM - RA 6020481148:
NATANAEL NARDELLI - RA 1982614355
SILVIO DE JESUS DIAS - RA 6031512782
TATIANA DOS ANJOS VITORINO - RA 2499644756
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras: Matemática; Processos gerenciais; Direito empresarial; Tecnologias de gestão e Responsabilidade social e meio ambiente
Desafio Profissional apresentado ao curso de Tecnologia em Marketing da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Matemática; Processos gerenciais; Direito empresarial; Tecnologias de gestão e Responsabilidade social e meio ambiente aplicado aos cursos de Tecnologia em Marketing.
Tutor Eletrônico: Renata Cotrim
Tutor de Sala: Sátiro Souza
Santo André
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 Passo 1 – Viabilidade da Troca de Lâmpadas 7
2.2 Passo 2 - Código de Defesa do Consumidor 9
2.3 Passo 3 - Sistema de Gestão 11
2.4 Passo 4 – Implementação de Práticas Sustentáveis 15
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
1 INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho é prestar assessoria a escola de ensino fundamental “Aprendiz”, instituição de aproximadamente mil alunos e sessenta funcionários, estabelecida em 1993 na cidade de Curitiba no Paraná.
A escola possui excelente estrutura que vai além das salas de aulas e laboratórios das quais podemos citar cozinha, jardins e oficinas.
A jovem diretora da escola, Sra. Ana, de 28 anos, vem trabalhando para constituir uma gestão colaborativa e para isto trabalha com dois grupos; um deles com os colaboradores da escola, que pedem um sistema de gestão que facilite a organização de seus trabalhos. Esta necessidade de melhoria na administração se estende a gestão do conhecimento, visto que a escola não possui uma metodologia de ensino documentada. Um sistema de gestão integrada (SGI), certamente vai refletir na melhoria do ensino e dos resultados econômicos da escola, segundo Ribeiro Neto (2008 – apud Mascarenhas), a instalação deste sistema evita redundâncias e expressa o comprometimento da organização em fornecer produtos ou serviços de acordo com os padrões normativos, ou seja, o ensino pode melhorar e ter a qualidade assegurada ao longo dos anos.
Neste contexto foram trabalhadas propostas voltadas a gestão da escola, incluindo a questão ambiental, visto a sensibilidade da nova diretora em relação a este tema, cada vez mais valorizado pela sociedade. Empresas de todos os setores tem esta percepção, segundo Sanches (2000- apud Santos et al), as empresas veem se confrontado com um ambiente externo onde crescentemente as questões legais, políticas e sociais vem ganhado uma perspectiva administrativa, ou seja, aderem a ideia de que, para serem competitivas, necessitam de novas posturas e um processo de atualização nas questões socioambientais.
As propostas estudadas e apresentadas para a escola são a instalação de lâmpadas de LED em substituição às lâmpadas fluorescentes atualmente utilizadas, o que tem potencial de reduzir o consumo de energia com um investimento de retorno muito rápido. Na troca destas lâmpadas houve um problema de qualidade das mesmas e foi proposto a postura que a escola deveria tomar em relação ao fornecedor.
No sistema de gestão organizacional foi sugerido um software para atender as demandas de gestão e controle de processo. Este software, existente no mercado, tem todos os recursos necessários para modernizar e promover a melhoraria contínua na parte administrativa e pedagógica da escola.
Na questão ambiental foram propostas algumas ideias e soluções de impacto financeiro relativamente pequeno, mas que, com a participação de alunos e funcionários, irão certamente mudar a percepção dos mesmos em relação a questão ambiental, trazendo benefícios duradouros para a sociedade, lembrando que a sensibilização para a questão socioambiental passa invariavelmente pela educação.
2 DESENVOLVIMENTO
A modernização da escola Aprendiz de Curitiba – PR é a principal meta da nova diretora, Sra. Ana, que tem uma visão voltada a gestão integrada do negócio e nas práticas sustentáveis. Lembrando que toda a gestão da escola passa por documentos em papel que são arquivados e, devido à dificuldade de gerencia-los, muitas vezes esquecidos (difícil rastreabilidade).
As metas estipuladas pela Sra. Ana, definidas em diversas reuniões com colaboradores, professores, pais e alunos são as seguintes:
- Trocar toda a iluminação da escola, feita por lâmpadas fluorescentes, por lâmpadas de LED
- Implementar uma ferramenta integrada para melhorar a gestão na organização e reduzir os custos com impressões e papéis.
Como a Sra. Ana é sempre aberta a novas sugestões, também serão apresentadas neste material propostas socioambientais adicionais que poderão ser implementadas no decorrer de sua administração.
...