TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

TUTOR(A) A DISTANCIA: ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

2016.2

        

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Desafio profissional do Curso Tecnologia em Marketing da Anhanguera, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Orientador (a): Tutor(a) a distância Elaine Oliveira Foster Reis.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

2016.2


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS        4

PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO        4

PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS        5

PASSO 4 - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S        6

PASSO 5 - LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10


INTRODUÇÃO

        Fundada em 1964, Energy Baterias Automotivas tem passado por maus momentos. O fundador, o Senhor Almir, ainda está à frente da empresa, porém seus dois filhos,

Marcos e André já trabalham com o pai há alguns anos e agora formados pretendem

remodelar a empresa e a forma como vem sendo administrada.

        A empresa tem como característica a ênfase nas tarefas e a padronização do trabalho e sempre primou pelo constante planejamento das tarefas, a especialização dos funcionários, uma vez que produz em massa baterias para todos os tipos de veículos. A centralização também se faz presente na forma de administrar a empresa.

        Porém, agora, os filhos recém-formados trabalham arduamente para mudar a forma de administrar a empresa. Sabem que devem democratizar e humanizar a organização por entenderem que os colaboradores já não trabalham mais somente por conta do fator financeiro, mas trabalham também em virtude de reconhecimento, estabilidade e satisfação pessoal.

        Neste sentido, o presente trabalho objetivou auxiliá-los em questões como qual a melhor teoria administrativa a ser implantada na empresa; a análise de produção, visando os custos atuais e os custos após a implantação de novo maquinário; contratação e formalização de serviços terceirizados; as vantagens e desvantagens de se adquirir o software Enterprise Resource Planning – ERP e as legislações sobre destinação de resíduos e rejeitos.

        

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS

A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. As teorias trazidas por essa vertente criaram novas perspectivas para a administração, uma vez que procuravam identificar os sentimentos e as atividades dos trabalhadores e o modo como esses dois pontos se interligavam.

Com o surgimento dessa nova teoria, ao invés de ser visto como “homem econômico”, o trabalhador passou a ser visto como “homem social”, cujo comportamento é dinâmico e complexo, atuando como o centro da discussão.

Diversos autores consideram que a Teoria das Relações Humanas surgiu efetivamente junto com a Experiência de Hawthorne. Essa experiência revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e foi o ponto de partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal. A Experiência de Hawthorne foi realizada durante os anos de 1927 e 1933, sendo parte de um programa mais amplo e sofisticado, orientado pelo famoso professor Elton Mayo.

Esse experimento fez nascer a chamada Teoria das Relações Humanas porque conseguiu demonstrar que dentre os fatores mais importantes para o desenvolvimento individual, estão as relações interpessoais.

A nova concepção proposta por Mayo e seus colaboradores não alterou a estrutura do modelo construído por Ford e Taylor mas contribuiu de forma significativa para alterar a atitude dos empregadores em relação aos seus funcionários. Para Mayo, o conflito é uma chaga social, enquanto que a cooperação é o bem-estar da mesma; o autor afirma ainda que as relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre as pessoas, na qual cada uma é encorajada a se exprimir de forma livre e sadia.

Mayo e os pesquisadores de Hawthorne não foram os primeiros a tratar do assunto, porém, suas ideias foram decisivas para a disseminação desse conceito.

PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO

  1. CUSTO TOTAL E UNITÁRIO DA PRODUÇÃO ATUAL

Custo total = x² + 8x + 100

Ct = 200² + 8.200 + 100

Ct = 40000 + 1600 + 100

Ct = 41700,00

[pic 2]

[pic 3]

C.unit. = 208, 50

B) CUSTO TOTAL E UNITÁRIO A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS MÁQUINAS

Custo total = 2 (x² + 5x + 80)

C.tot. = 2 (400² + 5.400 + 80)

C.tot. = 2 (160000 + 2000 + 80)

C.tot. = 2 (162.080)

C.tot. = 324080,00

[pic 4]

[pic 5]

C.uni. = 810,20

PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

Os contratantes de serviços terceirizados são co-responsáveis pela mão-de-obra terceirizada em suas dependências perante reclamações trabalhistas. Isto significa, que poderão responder por dívidas trabalhistas e previdenciárias de empregados que trabalhem em suas instalações, embora vinculados a empresas de prestação de serviços (Paulo Henrique Teixeira).

Conforme decisões do TST - Tribunal Superior do Trabalho, existindo a terceirização ilícita, ilegal ou se a empresa terceirizada não tiver recursos suficientes para os pagamentos das verbas relativas a reclamatórias trabalhistas, caberá à empresa Contratante o pagamento das verbas trabalhistas reclamadas, sendo a Tomadora responsável solidária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com