Desafio Profissional 2015
Por: andersonx3 • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.096 Palavras (13 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
Instituição - Polo de Apoio Semipresencial de Hortolândia
Curso - Tecnologia em Logística
2015 – 1° Semestre
Desafio Profissional
- Gestão de Custos Logísticos
- Gestão em Marketing
- Intermodais
Nome:- Anderson José Carvalho de Souza _RA.8380872101
Nome:- Cláudio Porfirio Ribeiro _ RA.8745172790
Nome:- Lucas Duarte Miquelino _RA. 8526970990
Nome: Mariane Vicente da Silva _RA.8571961071
Nome:-Sandra ColombiniNascimento_RA.8360792850
Conteúdo
Apresentação
Descrição da Empresa
Dificuldades e Melhorias
Marketing
Custos
Smart. Logística
Armazenagem
Logística
Transporte
Conclusão
Bibliografia
Apresentação
Este trabalho Desafio Profissional aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Logística teve como base a empresa fictícia Fazenda Santa Cecília, situada em Belo Horizonte, utilizando todas as técnicas adquiridas ao decorrer do curso focando nas matérias Gestão de Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Intermodais.
Nome da Organização: Fazenda Santa Cecília
Região em que atua: Belo Horizonte - MG
Segmento da empresa: Laticínios
Qual o produto/produtos que fabrica/comercializa: Leite
Público Alvo: Supermercados e Distribuidoras
Principais concorrentes: Italac e Laticínios Porto Alegre
Descrição da Empresa
A Fazenda Santa Cecília é uma empresa especialista em produção de leite que comercializa seus produtos desde 2004, levando para as famílias Mineiras o que há de melhor em sabor e qualidade do leite. Com uma estrutura simples, porém moderna, bem equipada e com profissionais que cumprem normas de qualidade e higiene, a Fazenda Santa Cecília traz bem-estar para várias famílias através da distribuição comercial dos seus alimentos na região.
Situada na zona rural de Belo Horizonte/MG, devido ao alto custo do terreno industrial na área metropolitana da cidade, a Fazenda Santa Cecília tem uma infraestrutura básica e moderna instalações.
A empresa além da sua criação de gado leiteiro a Fazenda Santa Cecilia, também recebe o leite como matéria-prima leite de pequenos empreendedores da bovinocultura, coletados em latões e transportados em tratores e caminhões com carroçaria de madeira, forma antiga de transporte que gera muita perda de matéria-prima.
O resfriamento do leite é acompanhado de maneira correta e coordenada, sendo primordial para entrega de um produto de qualidade na empresa.
Leite este ordenhados com a tecnologia avançada que tira os leites da vaca com um aparelho especializado para esse tipo de serviço, passando por um processo de separação de gorduras e outras impurezas que podem ser encontradas no leite através de maquinários específicos.
Somos uma empresa muito bem organizada para esse tipo de serviço, pois lhe damos com vidas de todo o Brasil. Então a nossa produção de leite deve ser muito bem limpa e higienizada.
Todos colaboradores chegam a empresa através de transportes ônibus fretados distribuídos pela região metropolitana.
A renda per capita da população e a existência de rede bancárias variáveis nesta região indica o tamanho do mercado consumidor e a possibilidade de captação de crédito.
O transporte da matéria prima no percurso fazenda-beneficiador é feito de forma a granel por meio de latões transportados em caminhões com carroçaria de madeira. O correto resfriamento do produto bem como o bom treinamento ao ordenhador são primordiais para garantir a entrega de um produto de qualidade à industria. Porém essa forma arcaica de transporte gera muita perda de matéria prima e com isso ela vem sendo substituída na maioria das indústrias, principalmente os grandes produtores como cooperativas e multinacionais, por caminhões-tanque isotérmicos.
A EMBRAPA/CNPGL tem alcançado resultados positivos com o transporte a granel, pois reduziu suas perdas por desclassificação do leite a quantidades insignificantes. Eliminou-se também a dificuldade de verificar a limpeza dos latões antes de colocar o leite, visto que o caminhão-tanque isotérmico é lavado na própria indústria, com água morna e detergente, por processos mecânicos, na presença de outro responsável pela qualidade do leite, o motorista.
- Principais Clientes;
Os clientes são na maioria redes de supermercados e varejistas em geral.
- Locais onde estão situados;
Em toda cidade de Belo Horizonte.
- Canais de Marketing / Distribuição utilizada (da organização e dos concorrentes);
A fazenda Santa Cecília utiliza seu marketing pelo seu site, páginas em rede social e divulgação por meio de uma rádio local. Seus concorrentes bem mais estruturados e com mais tempo no ramo utilizam, propagandas na TV, rádios e internet e promoções. Com isso acabam se destacando, sendo as maiores de Minas Gerais.
- Modal (ou modais) de transporte (s) utilizado (s);
Pelo fato de apenas distribuir seu produto na região, num raio de 350 km é utilizado o transporte rodoviário.
- Rotas e percursos para distribuição/transporte;
Modal rodoviário utiliza ruas, avenidas e estradas até o seu destino.
- Utilização de Centros de Distribuição (CD);
Sim, Smart Logística.
Situada em Contagem-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Smart Logística é um operador logístico com larga experiência em armazenagem e distribuição de produtos de consumo, secos e refrigerados, para o varejo e grandes redes.
- Utiliza transporte próprio ou de terceiros?
Sim, a Smart Logística leva nossos produtos para o centro de distribuição e depois de separados lá, vão para nossos clientes.
- Informações dos Principais Fornecedores (localidade, matéria prima fornecida, prazo de entrega, tipo de transporte utilizado).
Um ponto positivo na nossa Indústria é exatamente isso, se tratando de ficar em uma zona rural possui criação de animais na fazenda, tornando sua produção mais eficaz e ágil. Com o prazo de 12 horas após a fabricação para o produto ir para a distribuidora e um prazo de 30 horas para estar em seu destino.Com as localidades de destino sendo perto, dificilmente ocorre atrasos.
...