Desafio Profissional: Alimentos Orgânicos
Por: Liciane Almeida • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.368 Palavras (6 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
Ribeirão Preto, 18 de novembro de 2016
Projeto Interdisciplinar aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing, referente às disciplinas de:
Ribeirão Preto, 18 de novembro de 2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
É cada vez maior o número de pessoas que buscam e pesquisam sobre a vida com uma alimentação saudável. Alimentos com agrotóxicos estão em nossas geladeiras e nossas mesas diariamente. Esses produtos com “veneno” afetam nossa saúde e comprometem nossa qualidade de vida.
Na tentativa de resgatar o tempo em que tínhamos um alimento limpo, saboroso e saudável, chegam os alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e com uma qualidade e sabor insubstituível.
Nesse desafio poderemos ver o perfil do consumidor, seus benefícios ao organismo, valores e plano para divulgação dos alimentos.
1 - Consumidor e o papel dos produtos orgânicos no mercado
Em busca de uma alimentação saudável, procurando alimentos frescos e livre de agrotóxicos é o que leva cada vez mais a procura pelos famosos alimentos orgânicos.
Atualmente os alimentos recebem tantos “venenos” e passam por vários processos de transformação, que quando chegam à mesa, acabam mudando hábitos alimentares, podendo causar danos à saúde, tais como: câncer, intoxicação, danos cerebrais e até mesmo a fertilidade, já que ele pode alterar a qualidade dos espermatozoides.
Devido a estes fatores prejudiciais, cada vez mais o consumidor procura pelos alimentos orgânicos e os motivos são simples:
- Aspectos relacionados a uma vida saudável
- Preocupação com o meio ambiente
- Sabor fresco e natural dos alimentos
Ao adquirir uma verdura ou hortaliça orgânica, o cliente espera receber um produto “limpo”, com sabor agradável e ficar com a consciência limpa que está fazendo sua parte positiva ao meio ambiente.
O perfil desse tipo de consumidor foi pesquisado na feira de produtos orgânicos, pela Associação de Agricultura Orgânica do Estado de São Paulo. E o resultado foi que os consumidores desse tipo de alimentos são na maior parte mulheres, entre faixa etária de 30 a 50 anos, com nível de instrução elevada, classe média e atualizadas sobre assunto do cotidiano.
Nesse mercado ainda existe alguns problemas como: preço, falta de regularidade, pouca diversidade e pouca quantidade; já que o consumo ainda é relativamente baixo, levando em conta o consumo de produtos com agrotóxico.
Apesar da maioria dos consumidores considerar os preços de alimentos orgânicos elevado, o consumo continua crescendo, pois, colocando em tese o custo x benefício, os alimentos orgânicos saem disparados a frente dos benefícios.
- – Dados referente ao uso de agrotóxicos no Brasil
[pic 2]
1.2– Estratégias de publicidade
VISITAS AS PROPRIEDADES
A estratégia é fortalecer parceria com os supermercados e lançar promoções de visitas nas propriedades orgânicas.
Nesses passeios os clientes poderão tirar dúvidas, ver as dificuldades do agricultor, ter acesso a todo o processo de plantio, da semente a colheita.
No começo da tarde após ver todos os processos, o consumidor poderá degustar um almoço feito totalmente com alimentos orgânicos. Podendo saborear e sentir a diferença no paladar.
EVENTOS
Também em parcerias com feiras agrônomas, serão distribuídos panfletos com os benefícios do alimento orgânico e pontos de distribuição, além de um menu totalmente orgânico nos stands dessas feiras.
SELOS DE QUALIDADE
Em todos os alimentos orgânicos, serão colados selos que garantem a procedência e qualidade do produto, dando assim uma segurança ao cliente que consumir. De acordo com a Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003
MATERIAIS IMPRESSOS
Será feito uma cartilha citando os riscos de alimentos com agrotóxico e os fatores positivos para consumo dos orgânicos. Nessa cartilha haverá o endereço da propriedade do Sr. Eduardo e o convite para uma visita a plantação.
http://www.megaagro.com.br/organica/perfil_um.asp pesquisa de perfil do consumidor
http://portal.rebia.org.br/saude/5860-conheca-algumas-caracteristicas-dos-alimentos-organicos características dos alimentos
2- Estratégias de preço
Sabemos que os alimentos orgânicos tem um preço mais elevado do que os alimentos convencionais (não orgânicos) encontrados nos estabelecimentos. E por esse motivo 90% dos clientes acabam optando pelo mais barato, conforme as suas necessidades, satisfação e a sua renda. E com pesquisas realizadas podemos comprovar que o produto orgânico é mais caro devido aos diversos revendedores (atravessadores) até chegar ao consumidor, isso prejudica o orçamento do consumidor na hora da compra.
E para chegar a um equilíbrio de ajustamento de preço, fizemos uma pesquisa de mercado com base em custos, as expectativas dos resultados esperados, o mercado em si (a concorrência) e a satisfação do consumidor. Com base nesta pesquisa descobrimos que o consumidor tem um certo bloqueio em relação aos produtos orgânicos por falta de informação, ou seja, o seu contato direto é somente com o produto e não com quem produz. E um estudo feito recentemente aqui no Brasil diz que quase 1/3 dos alimentos consumidos pelos brasileiros estão com níveis inaceitáveis de agrotóxicos, o que seria 5 litros por pessoa por ano. Então percebemos que as pessoas deixam de consumir alimentos orgânicos não somente pelo valor mais elevado, mas também pela falta de conhecimento dos benefícios.
...