Desafio Profissional - Empreendedorismo E Comportamento Organizacional
Artigo: Desafio Profissional - Empreendedorismo E Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: atbenites • 27/5/2014 • 1.279 Palavras (6 Páginas) • 1.086 Visualizações
Restaurante SMAK – (Família Partala)
Análise Preliminar
O município Vale da Felicidade é povoado por descendentes de imigrantes poloneses que migraram em meados da década de 1950. A economia do município se sustenta principalmente pela agricultura familiar e a atividade turística, que explora os passeios semanais com a tradicional Maria Fumaça que outrora transportava trabalhadores da mineração. Hoje, o passeio de trem é uma ótima opção para aqueles que buscam a beleza das paisagens naturais e que desejam curtir ao lado da família e amigos a nostalgia de um passeio à moda antiga.
Os passeios ocorrem aos sábados e domingos e dura praticamente o dia inteiro, com pequenas paradas para observação dos vales, pequenas cachoeiras, da fauna e da flora que é amplamente preservada na região. O embarque dos passageiros ocorre na Estação Felicidade, localizada próximo a uma antiga mina de carvão desativada, distante três horas de trem do centro da cidade. Pontualmente as 11:30 os passageiros desembarcam no centro da cidade, para fotografar as casas de arquitetura típica e almoçar em um dos quatro restaurantes da cidade. Um destes estabelecimentos é de propriedade de Irena Partala, viúva, sem filhos e que vive na casa dos fundos do pequeno restaurante na companhia dos pais idosos.
Embora o restaurante da família Partala tenha uma excelente localização e tradição em comidas típicas polonesas, cujo prato principal é o pierogi, é o restaurante menos frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais. Os outros restaurantes da cidade servem comidas a quilo, churrasco e lanches prontos. A fachada do restaurante ostenta seu nome, Smak, entalhado em madeira, com arquitetura típica polonesa, mesas rústicas de cedro, cardápios escritos à mão em língua polonesa e interiormente decorada com as cores branca e vermelha, compondo a identidade do restaurante.
Infelizmente nos últimos anos Irena não tem conseguido bons ganhos com os negócios, e isto se deve aos novos restaurantes que surgiram logo que os passeios turísticos de Maria Fumaça iniciaram. Com o falecimento do seu esposo, que outrora assumia a cozinha e a gestão do local, Irena teve que contratar um cozinheiro e um garçom para auxiliá-la no atendimento aos clientes. Seu garçom, Lorival, é um antigo amigo da família que estava desempregado há bastante tempo devido um problema de saúde, e procurou por Irena para pedir uma oportunidade. Muito carinhosa, Irena não hesitou em contratá-lo. Seu cozinheiro, um rapaz bastante tímido, chamado Ademir, tem grande experiência na culinária, mas só pode fazer exatamente o que Irena determina no cardápio, já que ela faz questão de definir as refeições, desde o falecimento do seu esposo.
Durante os dias da semana o restaurante opera com um número reduzido de clientes. É quando Irena aproveita para realizar algumas atividades como compras, cotação e pagamento de fornecedores. Inclusive estas são atividades que Irena não se sente muito à vontade para realizar, pois acaba sempre se esquecendo de fazer um pedido ou pagar um boleto. Já no final de semana, com o aumento de clientes, Irena tem que se desdobrar entre as atividades da cozinha, do caixa e da limpeza das mesas. Quase não há tempo para descansar.
A vida desta viúva não tem sido nada fácil. No entanto, mesmo diante de tantos desafios, Irena quer que seu negócio dê certo. Ela deseja que o restaurante Smak seja reconhecido como o melhor restaurante do Vale da Felicidade.
PASSO 1 - Analise os aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak, com o auxílio da ferramenta SWOT.
O restaurante Smak precisa passar por um processo de planejamento estratégico para determinar quais os objetivos que deseja atingir e quais os passos e procedimentos que devem ser adotados para atingi-los.
O planejamento estratégico é definido por OLIVEIRA (2007) como:
Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando aumentar o grau de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada. O Planejamento Estratégico é, normalmente de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução, levando conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. OLIVEIRA (2007, p.17).
Para iniciar o trabalho e avaliar o seu atual grau de competitividade do Restaurante Smak, se faz necessário uma análise de cenários para entender como está a relação da empresa com o ambiente. Assim, foi definida a análise de SWOT para esta atividade.
A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Oppotunities e Threats) é uma ferramenta de administração utilizada para analisar o ambiente interno e externo da empresa, com a finalidade de formular estratégias. Esta análise tem por finalidade identificar os pontos fortes e fracos da empresa diante das oportunidades e ameaças do ambiente externo.
Na concepção de Oliveira (2007), a análise SWOT é definida da seguinte forma:
1.Ponto forte é a diferenciação conseguida pela empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (onde estão os assuntos não controláveis pela empresa).
2. Ponto Fraco é a situação inadequada da empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial.
3. Oportunidade é a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente, enquanto perdura.
4.Ameaça é a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que reconhecida em tempo hábil.
Assim, a aplicação se divide em dois blocos, ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente
...