Estudo de Caso Sabor Marketing
Por: Robinson Cesar Della Roza • 22/7/2020 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 463 Visualizações
Questões Caso Sabor
1 -Quais foram as principais fontes do SIM que a empresa utilizou?
- Auditiva MKT – Sudeste – 2005
- Painel Nielsen
2. Quanto ao seu problema, qual o tipo de pesquisa que a empresa fez?
- Pesquisa Descritiva
- Definiu (quem compra, quem consome, como se consome, quantidade consumida)
3. Você considera o conceito de dissonância cognitiva importante para o consumidor de maionese? Justifique sua resposta.
- Como se trata de mercadoria de Baixo preço e de consumo rápido, a dissonância cognitiva geralmente não ocorre
4. Segundo o texto, quais os papéis desempenhados pelos componentes da família na
compra de maionese?
- Agentes de compras: Mãe
- Agentes de Consumo: Filhos
5. Qual ou quais as principais resoluções do marketing da empresa que demonstraram
a aplicação da teoria da percepção?
- as empresas que aplicam a teoria da percepção procuram conhecer seus consumidores. No caso várias pesquisas foram realizadas com este propósito. Os comerciais devem ser dirigidos aos consumidores visados, pois com isso, podem perceber mais o produto e identificar-se com a mensagem. Neste caso, a embalagem da maionese inclui uma foto de um prato para obter mais apetite appeal (apelo ao apetite).
6. Qual o principal segmento de mercado visado pela Empresa com a maionese Sabor?
- Donas de casa urbanas, faixa etária de 20 a 45 anos, classes A, B e C.
7. Com base nos dados da pesquisa, escreva um parágrafo mencionando quem é o consumidor típico de maionese e como ele consome o produto.
- os consumidores típicos de maionese são as donas de casa, de 20 a 45 anos, classe A, B e C, principalmente de família com crianças. Consomem o produto em saladas de batatas e costumam passar no pao e bolacha (79 e 62% respectivamente).
8. A empresa reposicionou seu produto? Qual foi o diagnóstico da empresa para esse reposicionamento?
- Sim, a Hosmer's: detinha a parte do leão, definia o padrão de paladar e preço.
As marcas Sabor, Dully e Maiomill: competiam pelas sobras sem um posicionamento definido e tendo que recorrer frequentemente a substancias descontos ao comercio e ao consumidor para mover o produto das prateleiras dos supermercados.
Em 2005, o setor de marketing da Alibras realizou um amplo diagnóstico do mercado e concluiu que era necessário reposicionar a maionese Sabor, antes de tudo diferenciando-a das concorrentes, para poder disputar um segundo lugar no mercado.
No que se referia a aspecto, a consistência, paladar, a consumidora queria um produto idêntico a Hosmer's. Mas havia uma oportunidade de criar uma personalidade para Sabor e, com ela, a esperança de firmar produto solidamente como a segunda marca do mercado e, assim, aproximar o preço da marca líder, melhorando a contribuição do produto.
A gerencia dos produtos foi vender internamente, em todos os níveis, a importância de sabor para a empresa como um todo. Foi montado um programa de conscientização por etapas, utilizando inclusive recursos audiovisuais.
...