Estudo de Caso Sobre a Empresa Zara
Por: LariBet • 23/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 407 Visualizações
ENSINO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO - ESAMC
ANA LAURA BRUNHEROTO BET
GABRIELA ERIZA REIS
LARISSA FRANCINE PANDORI BETTIM
LAUREN CAROLINE MANOEL
MIRELLA LEITE MARTINS
PRÉVIA - ESTUDO DE CASO ZARA
SOROCABA
2020
Como vamos vencer esse negócio?
Proporcionando uma experiência de compra cada vez melhor, para que o cliente que compre uma vez na Zara não consiga ir em outras lojas do segmento. Ser referência no conceito “fast fashion”. O look que o cliente ver na passarela, chegará à sua casa em duas semanas. O ponto de venda - as lojas - estarão sempre nos melhores locais da cidade.
CADEIA DE VALOR:
- Infraestrutura:
As lojas são modernas, espaçosas e bem iluminadas. Roupas, femininas, masculinas e infantis, que acompanham a tendência da moda mundial por um preço acessível. Um ambiente onde o cliente se sente à vontade, sem ser importunado por vendedores insistentes.O campus é composto por uma sede corporativa para toda a empresa, bem como a sede da ZARA e ZARA Home, duas das oito marcas da Inditex. Há também fábricas e um centro de distribuição onde as roupas são carregadas em caminhões para serem enviadas ao redor do mundo. As fábricas estão diretamente em frente aos escritórios corporativos.
- Recursos Humanos:
Hoje em dia, a ZARA possui 200 funcionários só em seu time de criação, para conseguir responder imediatamente a cada tendência que surge na moda. Estes profissionais cruzam informações com as demandas de cada gerente de loja e com os conselhos dos comerciantes.
Os salários dos trabalhadores europeus são mais elevados do que os dos seus homólogos do mundo em desenvolvimento, mas o tempo de resposta é milagroso.
- Tecnologia:
Enquanto as outras lojas levam em torno de cinco meses para colocar uma nova coleção em exposição, a ZARA transforma a última tendência em roupas prontas em apenas quinze dias – e a um preço bem acessível, se comparado às lojas do mesmo patamar de conceito fashion.
Os custos de mão-de-obra mais altos da Inditex são compensados por uma maior flexibilidade e uma velocidade de rotação mais rápida.
- Aquisição:
A empresa é proprietária de sua cadeia de suprimentos e compete em sua velocidade para o mercado, literalmente incorporando a ideia de "fast fashion".
A produção da ZARA é majoritariamente interna e ela garante que suas próprias fábricas reservem 85% de sua capacidade para ajustes na temporada. A produção interna permite que a organização seja flexível na quantidade, frequência e variedade de novos produtos a serem lançados.
Em 2008, a ZARA tinha 27 lojas na China. Em 2013 eram mais de 350.
- Logística interna:
O quartel-general do império ocupa uma área construída de 600.000 metros quadrados. São 16 fábricas ligadas ao centro logístico por dois túneis e 210 quilômetros de trilhos, por onde transitam as roupas acabadas para serem distribuídas. A produção é de cerca de 3 milhões de peças de roupas por semana. A empresa é proprietária de sua cadeia de suprimentos e compete em sua velocidade para o mercado, literalmente incorporando a ideia de "fast fashion".
A ZARA mantém uma quantidade significativa de sua produção interna e garante que suas próprias fábricas reservem 85% de sua capacidade para ajustes na temporada. A produção interna permite que a organização seja flexível na quantidade, frequência e variedade de novos produtos a serem lançados.
Graças a um fantástico esquema de logística, as peças fabricadas na Espanha chegam a uma loja em qualquer lugar do mundo em até 48 horas depois do pedido. As encomendas viajam já etiquetadas, dentro de araras. Quando chegam às lojas, é só descarregar e começar a vender.
...