TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 8

  1. NTRODUÇÃO

Este estudo foi realizado com a finalidade de mostrar de forma clara e objetiva qual a melhor maneira de aplicar modelos de gestão que tem como objetivo melhorar os resultados de uma empresa.

Nos dias de hoje, a empresa precisa saber lidar com um ambiente em constante transformação, um mercado cada vez mais competitivo, possui excelência na qualidade, boa performance, preço justo, inovação e boas práticas nas relações interpessoais.

Além disso não é possível esquecer das altas cargas tributárias e crise econômica que afeta diretamente as empresas e a vida financeira das pessoas.

Para isso, vamos abordar as principais dificuldades da empresa, propor mudanças para melhorar o seu dia a dia de trabalho, seus processos internos colocando a empresa em um outro patamar.

Afinal, na era da competitividade global, o grande desafio para as organizações se caracteriza pela informatização crescente, agilidade nas comunicações e capacidade de inovação.


  1. DESENVOLVIMENTO

O objetivo é de propor soluções para a mudança do modelo de gestão para que a empresa seja mais ágil em seu processo decisório, além da revisão de práticas, políticas e ações que melhorar o cenário organizacional com foco na competitividade e na constante transformação.

  1. MODELOS DE GESTÃO

Hoje, a empresa HEMEJAN tem uma gestão organizacional burocrática. Segundo Max Weber, considerado um dos fundadores da Sociologia, a burocracia, é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos. Possui uma visão fragmentada do processo de trabalho, a centralização do poder decisório, excesso de formalismo, pouca ou nenhuma importância dada ao ambiente. Este modelo de gestão não é apropriado para empresas que precisam ser flexíveis, que têm como objetivos atividades não tão rotineiras, realizadas para atender clientes com características e expectativas próprias. No modelo burocrático, as competências técnicas são muito mais valorizadas. As competências pessoais ficam em segundo plano, ou seja, os relacionamentos são entre cargos e funções.

Portanto, o reconhecimento de que o cliente vem ganhando importância frente as empresas, fazendo com que estas passem a definir seus procedimentos internos em função de suas necessidades, a sugestão é aplicar um modelo contemporâneo, que tem em sua essência, o compartilhamento, a colaboração e a confiança.

A base da pirâmide, que é o pessoal operacional, tem muito mais autonomia para trabalharem e, com isso, as empresas ganharam em flexibilidade e agilidade nos processos. Neste modelo, a atuação em equipes é privilegiada e a autonomia dos colaboradores é muito maior. Autonomia maior significa comprometimento maior com a empresa, refletindo na produtividade e nos resultados de uma forma geral.

 

  1. 2.2 GESTÃO DE PROJETOS

                         Para implementar a mudança na empresa a sugestão é começar utilizando uma ferramenta visual que permite a estruturação de um projeto de forma simples e que contenha todo o trabalho necessário para conclusão do projeto, o EAP (Estrutura Analítica de Projeto). Semelhante a um “organograma empresarial”, mas com o objetivo de identificar que partes compõe um projeto. Esta ferramenta deve ser construída pelo time de colaboradores do projeto.

[pic 1]

                        As empresas obtêm resultados através das pessoas que a elas estão vinculadas. As estratégias de alocação, manutenção, avaliação e desenvolvimento de pessoal devem permitir obter uma harmonia entre exigências e interesses da empresa e as necessidade e aspirações das pessoas que nela trabalham.

                       A capacitação gerencial é uma necessidade já consagrada quando se pretende obter boa performance. A organização que possui um corpo gerencial que seja capacitado para formular objetivos e metas, administrar recursos, definir prioridades, possuir capacidade de tomar decisões, assumir riscos, coordenar esforços e estimular o desenvolvimento do potencial das pessoas. Para isso se faz necessário elaborar um plano de gestão de Recursos Humanos.

RESPONSÁVEL

APROVADOR

CONSULTADO

INFORMADO

Projeto Arquitetônico

Estagiário de Engenharia

Gerente  Administrativo

Diretor Geral

Proprietário

Da Hemejan

Análise/Definição de Localização

Analista de Marketing

Gerente de Marketing

Diretor de Marketing

Proprietário

Da Hemejan

Construção e Decoração

Arquiteto

Gerente  Administrativo

Diretor Geral

Proprietário

Da Hemejan

Contratação da agência

Analista de Marketing

Gerente de Marketing

Diretor de Marketing

Proprietário

Da Hemejan

Plano de Comunicação

Agência contratada

Gerente de Marketing

Diretor de Marketing

Proprietário

Da Hemejan

Propaganda

Agência

contratada

Analista de Marketing

Gerente de Marketing

Proprietário

Da Hemejan

Contratação

Assistente de RH

Analista de RH

Diretor/Gerente de RH

Proprietário

Da Hemejan

Treinamento

Analista de RH

Gerente de RH

Diretor de RH

Proprietário

Da Hemejan

                       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (788 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com