Havaianas Marketing
Por: coisas.11 • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 2.014 Visualizações
Caso de marketing Havaianas
1. A marca Havaianas ao entrar no mercado de "chinelos" utilizou 3 principais bases de segmentação: Classe social, baixa renda e benefícios.
A Classe social foi uma das principais bases de segmentação escolhida pela marca. A marca Havaianas tinha como objetivo atingir o público de classe baixa brasileira, principalmente trabalhadores.
A baixa renda também foi importante para formação das bases de segmentação da marca, pois para atingir o público desejado, a marca desenvolveu uma sandália com um preço acessível ao seu público alvo.
Os benefícios oferecidos pelas sandálias Havaianas agradavam muito seu público alvo, pois além de um preço acessível, elas também eram resistentes, macias, sem cheiro e feitas para durar.
2. Durante quase trinta anos, o consumidor das tradicionais sandálias Havaianas se restringia a uma classe menos favorecida, e depois da entrada de fortes concorrentes no mercado a marca precisava adotar um novo posicionamento para alavancar as vendas e mudar sua imagem na mente dos consumidores. Para isso, mas uma vez a marca Havaianas usou 3 principais bases de segmentação: Classe social, renda e benefícios.
A marca descobriu que pessoas de classes mais altas também usavam as sandálias, mas que tinham vergonha de usa-las fora de casa pelo fato da sandália ser conhecida como "chinelo de pobre", então, nesta nova fase, diferente do que foi feito na primeira fase de segmentação, a marca resolveu se dedicar a todas as classes sociais, principalmente as classes médias e altas.
O preço também foi alterado, pois para valorizar mais as sandálias e assim conseguir atingir seu novo público alvo, a marca acabou aumentando o preço dos calçados.
Os benefícios também mudaram, pois agora o interesse da marca não era mais destacar a sua durabilidade e resistência, mas sim mostrar ao consumidor as cores e modelos novos de Havaianas, e transformar as sandálias em um objeto de desejo que pode ser usada por diferentes pessoas de diferentes classes sociais.
3. A marca Havaianas em sua história, apresentou uma migração de valor de popular a cool. No começo de sua carreira as sandálias eram utilizadas pelos mais pobres, e tempos depois se tornou objeto de desejo de todas as classes sociais no mundo inteiro, graças a um exemplar programa de gerenciamento de marca e de um grande investimento em campanhas publicitárias. Um dos principais fatores que causaram esta oportunidade de agradar todos os tipos de público, foi a criação de tipos diferentes de Havaianas para cada grupo social, por exemplo, as sandálias Havaianas criadas pela equipe de designers da joalheria H. Stern, com tiras cobertas de ouro e diamantes e preço em torno de cinquenta e oito mil reais. Mas ao mesmo tempo, a marca também atua no mercado infantil com a venda das Havaianas kids e baby. e por causa de ideias como essas hoje em dia a marca satisfaz diferentes segmentos de mercado.
4. Criaríamos um segmento voltado a atletas (profissionais ou amadores), uma linha de chinelos (sandálias) apropriadas para o repouso dos pés de cada atleta, com uma palmilha anatômica com base nas regiões que mais se lesam durante as atividades de cada modalidade, por exemplo, praticantes de escalada que usam sapatilhas
...