Leis antigas - o Alcorão
Por: gabriela.seidler • 28/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 623 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
O Alcorão
O Alcorão é a escritura islâmica, o que significa dizer que é a escritura dos seguidores do Islã. O Islã é uma das religiões estabelecida entre os árabes – um povo até então confinado à Península Arábica – pelo Profeta Maomé no século XII. O Alcorão foi revelado ao Profeta por Deus através do anjo Gabriel; essas revelações foram escritas de acordo com as situações e os acontecimentos ao decorrer dos 23 últimos anos da vida do profeta. Isso ocorreu em Mecca, sua cidade natal onde teve 92 revelações, e parcialmente em Medina, onde as últimas 22 revelações foram feitas, e assim concluiu as 114 suratas. Os nativos, conhecidos como coraixitas, se sentiam ameaçados com as revelações do profeta Maomé das quais diziam para adorar um Deus, isso iria contra os princípios pagãos. Sendo ameaçados e perseguidos pelos coraixitas, Maomé e seus seguidores viam-se obrigados a fugir da cidade de Mecca encontrando refúgio na cidade de Medina onde Maomé passa de um simples profeta a um líder. Mesmo refugiado em Medina, os coraixitas ofereciam recompensas pela captura do profeta. Durante oito anos eles guerrearam, e no ano de 630 d.C. os muçulmanos atacaram o centro da cidade de Mecca, Caaba, destruindo todas as 360 divindades proclamando que aquele seria um santuário derrotado, fazendo com que toda a população se convertesse ao islamismo e acreditasse em um Deus só. Dois anos após a volta a Mecca Maomé morre aos 62 anos.
Até a morte de Maomé, o alcorão era apenas um ensinamento transmitido de forma oral e, com o passar do tempo as gerações foram perdendo seus membros vendo assim a necessidade de copilar o Alcorão na forma escrita. Dessa forma, surgem duvidas na legitimidade do livro sagrado, pois para compor tiveram que ouvir centenas de seguidores e chegar a um censo comum colocando as declarações no papel. Como o interprete oficial havia morrido, não existia quem interpretasse corretamente os misteriosos versos. A difícil compreensão levou a diferentes possibilidades de interpretação levando a uma certa ambiguidade, deste modo cada um interpretava de acordo com as suas necessidades. A mensagem foi revelada em árabe, a língua do povo para a qual era inicialmente dirigida, embora a mensagem fosse essencialmente para toda a humanidade. Da mesma forma, o Alcorão foi recitado oralmente e registrado em forma de livro. A palavra árabe, ‘Alcorão,’ literalmente significa ‘recitação’ e ‘leitura’ O verdadeiro poder do Alcorão permanece em sua recitação oral, já que é feito para ser lido em voz alta e melodiosa.
O Alcorão menciona especificamente que Maomé foi o mensageiro para toda a humanidade, e que ele é o último mensageiro a ser enviado. Para todas as comunidades muçulmanas, qualquer que seja sua língua e onde quer que vivam, o Alcorão é sua escritura. Em conteúdo, o Alcorão consiste num conjunto de preceitos e recomendações éticas e morais, advertências sobre a chegada do último dia e Juízo Final, histórias sobre profetas anteriores a Maomé e povos a quem foram enviados, preceitos sobre religião, vida social, matrimônio, divórcio ou herança. A mensagem, em essência, é que existe um só Deus, criador de todas as coisas, ao qual há que se servir, praticando o culto e observando conduta correta. Deus é sempre misericordioso e tem se dirigido à humanidade para que ela o venere nas pessoas dos diversos profetas enviados por ele. Portanto, o Alcorão é a mensagem final que substitui e reitera a religião básica de Deus ordenada aos judeus e cristãos, assim como também aos muçulmanos. Hoje, o número total de muçulmanos no mundo é superior a um bilhão, sendo praticado por 158 países, seguido pela maioria do Oriente Médio, África e Ásia representando quase um quinto da população do mundo.
...