MÍDIAS SOCIAL QUAL O LIMITE
Por: Simone Fernandes • 2/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 887 Palavras (4 Páginas) • 197 Visualizações
INTRODUÇÃO
É uma nova forma forma de se comunicar, uma revolução na realidade usando as redes sociais na internet, trazendo uma nova face de se comunicar, mas principalmente de adaptação e conhecimento por todos dos limites, direitos e deveres pelos quais os cidadãos estão acobertados.
Todo mundo esta por dentro das redes sociais, as redes sociais impactam o modo que todos se relacionam, é necessario atenção de como se posicionar de como utilizar essa ferramente de comunicação tão presente no nosso dia a dia. Muitas pessoas não tem uma uma regua que mede suas opniões , não tem uma noção oque cada rede social representa, alguns por carencia, atenção, auto afirmação, destilam ofensas diretas, indiretas e gratuitas, isso resulta em um desastre na utilização dessas redes.
Há limites no direito de expressão, a liberdade de expressão precisa ser não apenas exercida, mas ensinada , há um nivel muito alto de solicitações que pedem para exclui post em redes sociais, pois as pessoas acreditam que a internet é terra de ninguem, onde justificam os absurdos escritos com opiniões, não há anonimato para aquele que de forma irresponsavel ultrapassa o limite da boa convivencia , o direito termina onde começa o da outra pessoa, devemos respeitar , as opiniões , espaços, da mesma forma que queremos que o nossos sejam respeitados, por mais que nossa opinião esta protegida na constituição é necessario e impressindivel o bom senso. Isso deveria ser ensinados nas escolas, sobre como exercer o seu direito de dizer, expressar, ter uma discussão de forma saudavel ,sem ultrapassar a linha respeitosa, fazendo disso um dos pilares na formação limite entre liberdade e prática de uma inha tenue. E faz toda a diferença a escolha do texto, uma boa parte não reflete muito sobre o que está comentando, publicando, ou melhor, documentando, nas redes sociais.
INFORMAÇÕES E DADOS
A Utilização das Redes Sociais vem crescendo a cada ano no Brasil. Uma pesquisa do Instituto Datafolha, datada de 18 de junho de 2013, comprovou que atualmente as Redes Sociais têm mais prestígio e influência que políticos e instituições:
72% dizem que estas últimas (as redes sociais) têm muita influência na sociedade brasileira, outros 18% avaliam que tem pouca influência, e 5%, nenhuma influência. O índice de muita influência obtido pelas redes sociais, neste caso, é similar ao verificado quando citada a imprensa (70%) (OPINIÃO PÚBLICA. Rede Social e Imprensa têm maior prestígio e poder na sociedade brasileira. Disponível em: <http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2013/06/1297630-rede-social-e-imprensa-tem-maior-prestigio-e-poder-na-sociedade-brasileira-dizem-paulistanos.shtml/>. Acesso em 18 de março de 2013).
Segundo o Instituto, “As entrevistas foram feitas em todas as regiões da cidade, com 805 entrevistados que representam a população da cidade de São Paulo. A margem de erro é de 4 pontos para mais ou para menos”(OPINIÃO PÚBLICA. “Rede Social e Imprensa têm maior prestígio e poder na sociedade brasileira”. Disponível em: <http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2013/06/1297630-rede-social-e-imprensa-tem-maior-prestigio-e-poder-na-sociedade-brasileira-dizem-paulistanos.shtml/>. Acesso em 18 de março de 2013).
Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Ibope, comprova que, no Brasil, o total de usuários das Redes Sociais equivale a 86% dos usuários ativos da internet. (IBOPE. “Número de usuários de redes sociais ultrapassa 46 milhões de usuários”. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/numero-de-usuarios-de-redes-sociais-ultrapassa-46-milhoes-de-brasileiros.aspx/>. Acesso em 18 de março de 2014).
Diante desses fatos, é fácil perceber a necessidade de discussão do assunto no mundo jurídico. A rede social acabou por ser incorporada à cultura dos brasileiros e por isso podemos esperar que influenciem também o Direito Brasileiro.
...