Marketing Netflix x Popcorn Time
Por: rafaellessag • 6/3/2016 • Trabalho acadêmico • 979 Palavras (4 Páginas) • 767 Visualizações
Introdução
A análise realizada baseia-se nos conceitos de Marketing que envolvem: Filosofias, mix marketing, VBM, variáveis ambientais, bens/serviços, comportamento do consumidor, CVP, segmentação, posicionamento, diferenciação, comunicação e concorrência. Partindo de pontos e conceitos teóricos, o Netflix foi estudado em suas estratégias de mercado levando em conta seu concorrente informal Pop Corn Time. A partir da descrição das estratégias do Netflix e as comparações com o aplicativo Pop Corn time, foi possível levantar questões a respeito da eficiência do sistema de táticas de ambos os exemplos analisados.
O Netflix possui em seu posicionamento a ideia de mobilidade, tangibilidade e facilidade, a ideia de que o Netflix “muda tudo”. Na perspectiva das filosofias de Marketing, podemos dizer que é um site que se enquadra no pressuposto abstrato de exploração, pois promove uma melhoria subjetiva na vida do telespectador.
Sendo assim, pode-se fazer uma análise comparativa com outras plataformas virtuais, tal como o aplicativo Popcorn Time, que possui em seu diferencial o benefício de atualização imediata de filmes, series, documentários, etc., além de ser gratuito e o download ser rápido. Isso ocorre porque é um software ilegal, apesar de ser confiável. Contudo, por sua tamanha semelhança com o Netflix, também é considerada uma marca de pressuposto explorador.
O Mix Marketing do Netflix pode ser analisado através da teoria dos 4 c´s, de Lauternburn, (consumidor, custo-benefício, conveniências e comunicação). Em relação ao consumidor, os clientes do Netflix são indivíduos de classe média a alta. A segmentação por classe social se enquadra nos parâmetros A e B, principalmente por duas questões exigidas ao correntista da empresa, a primeira é o preço do produto que é relativamente alto àqueles que não tem habito frequente de assistir filmes e séries, a segunda é a tecnologia exigida, o produto para ser usado exige que o consumidor possua aparelhos tecnológicos compatíveis ao programa.
A segmentação por classe social no caso do Pop Corn Time pode ser analisada paralelamente à do Netflix, contudo, no caso do Pop corn time, não há cobrança pelo uso, ou seja, o usuário baixa o aplicativo gratuitamente e usufrui do serviço sem pagar por isso. Esse fator atrai os consumidores que não tem interesse em pagar pelo serviço e aqueles que não tem o habito frequente de assistir filmes ou series. Contudo, o mérito de classes não se torna relevante nas estratégias dos aplicativos analisados.
O preço pago pelos usuários do Netflix era R$14,90 quando em 2011 a empresa chegou ao Brasil. Houve um aumento significativo no preço do serviço e, atualmente, ele custa R$19,90. Em relação ao custo-benefício, pode-se considerar o preço coerente à qualidade e conteúdo do produto, apesar do aumento, ainda é vantajoso àqueles que tem habito de assistir filmes e series, aluga-los com certa frequência ou ter algum tipo de gasto com essa atividade. Além disso é coerente ao poder de aquisição dos usuários. Porém o custo torna-se algo a se considerar para aqueles que não tem frequência a atividade de assistir o material disponibilizado, já que a cobrança é mensal e não por unidade assistida. A análise de custo-benefício do Pop Corn Time torna-se 100% vantajosa já que o serviço é oferecido gratuitamente aos usuários da internet.
Em ambos os casos analisados, a conveniência é favorável nas estratégias de marketing das empresas. O fato de poder-se acessar o aplicativo a qualquer hora e qualquer lugar é sempre ressaltado na divulgação dos serviços. Dessa forma, a comodidade que o consumidor tem ao adquirir o produto é enfatizada pela vantajosa opção que apenas as redes virtuais proporcionam.
[pic 1]
[pic 2]
As estratégias de comunicação utilizadas pelo Netflix são voltadas à comodidade do uso do serviço, à facilidade do acesso, à variedade do catalogo de filmes, ao preço e ao mês que é oferecido gratuitamente ao novos usuários.
...