TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing de Guerrilha

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

J2.1. Pepsi em dobro e os 4 Ps

Pepsi em dobro foi uma promoção de alto investimento em comunicação e inédita que levou milhões de brasileiros aos supermercados gerando em dois dias o equivalente à um mês de vendas do refrigerante Pepsi, criada pela Pepsi no ano de 2012 que prometendo dois refrigerantes da marca pelo preço de um só, com o objetivo de aumentar as vendas dos refrigerantes da marca. Ela está relacionada com os 4 Ps porque foi uma promoção que deu errado devido à falta de estoque do produto.

2.1.1 ação e falha

A campanha, a princípio, tinha uma ideia boa para estimular as pessoas comprarem seus produtos, aumentar o número de vendas e até mesmo ganhar novos clientes, porém, a imagem causada para a maioria das pessoas não foi essa,  o excesso de vendas  fez com que os consumidores que ficassem sem a sua almejada ``Pepsi em dobro``, e assim, ao invés de conquistar novos clientes, a Pepsi perdeu  credibilidade no mercado, pois como seus clientes  ficaram sem o privilégio de desfrutar de tal promoção, nada podia garanti-los que a propaganda era verdadeira, somente que a Pepsi era uma empresa mal estruturada, e não soube administrar sua promoção, sem ter estoque para abastecer os mercados com a promoção  isso gerou uma imagemu muito ruim para a Pepsi, fazendo com que seus supostos clientes, ao invés de se fidelizarem a marca, recorrerem à concorrência para suprir suas necessidades que seriam supridas pela marca Pepsi.

As falhas ocorreram porque a Pepsi tinha o estoque programado para durar o sábado e o domingo e que permitia que cada consumidor levasse até 24 unidades pagando apenas por 12, os refrigerantes duraram apenas poucas horas em várias das cidades onde a promoção ocorreu. A campanha foi mal planejada, pois não era previsto um número tão grande de saída de Pepsi, com isso, o estoque durou poucas horas

2.1.2 repercussões na mídia

Segundo a diretora de Marketing da empresa, a promoção não foi falha, porque ela atingiu o objetivo principal dela, que era fazer com que os consumidores experimentassem Pepsi, para que pudessem, futuramente, virarem clientes fiéis, a promoção tinha uma pergunta, que era ``pode ser Pepsi em dobro?``, e para a diretora, a resposta dos consumidores foi ``sim``, pois como vimos, em dois dias a Pepsi vendeu o equivalente a um mês de vendas, porém, em contrapartida, foram encontrados vários relatos de consumidores frustrados, confusões em estabelecimentos e até mesmo trocas pelo produto concorrente devido a falta de estoque nos supermercados.

Os varejistas afirmaram que a Ambev (responsável pela marca de refrigerante) não dispôs estoque suficiente e até que subestimou a promoção, avisos foram colocados nos supermercados e alguns ameaçaram enviar as contas de prejuízos para a fabricante

2.1.3 manifestação pós ação

Com a semana encerrando sem a quantidade suficiente do refrigerante nas prateleiras, o Grupo Pão de Açúcar negociou com a AmBev que a promoção se estenderia a qualquer refrigerante da distribuidora. Mesmo assim, a procura ainda superou o calculado, motivo que garantiu a inclusão da principal concorrente da Pepsi, a Coca-Cola, nos carrinhos de compras.
a Pepsi disse que a participação na promoção havia superado as expectativas de vendas e que por isso, em alguns lugares, os estoques já haviam acabado
o levantamento básico sobre a empresa envolvida
A Pepsi divulgou durante esta semana uma campanha com as gêmeas do nado sincronizado e o apresentador Rodrigo Faro para convidar os clientes a experimentar a marca e levar uma unidade extra a cada produto comprado. A promoção tinha validade apenas neste fim de semana e um limite de 24 unidades por CPF.A promoção lotou os supermercados credenciados e promoveu uma verdadeira corrida pelo produto. O IG recebeu relatos de consumidores sobre escassez de refrigerantes Pepsi em unidades das redes Pão de Açúcar, Extra, Sonda, Carrefour, Coop e Sacolão. Em alguns supermercados da região metropolitana de São Paulo, houve tumulto e reclamação de clientes, segundo apurou o iG.
A Pepsi disse que a promoção foi um sucesso e que "superou em muito as já altas expectativas" para o fim de semana. "A operação de produção e logística foi dimensionada para atender à forte demanda que esperávamos para o período e colocou nas lojas, para venda nestes dois dias, o volume superior a um mês de vendas regulares. Ainda assim, vários pontos de venda esgotaram os seus estoques em poucas horas. Agradecemos a forte adesão dos consumidores à ação", disse a empresa, em nota.
Mas muitos consumidores frustrados chegaram a acusar a empresa de propaganda enganosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com