TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negocio

Exames: Negocio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

SÍNTESE – SEGREGAÇÃO E PERIFERIZAÇÃO URBANA

1. URBANIZAÇÃO MUNDIAL

A urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região, para características urbanas. Usualmente, esse fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia. Demograficamente, o termo denota a redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos.

Em 2008, pela primeira vez na história, o número de pessoas vivendo em cidades superou o número de pessoas vivendo no campo. De acordo com estimativas da ONU, entre 2005 e 2030, todo o crescimento da população mundial ocorrerá em cidades, especialmente naquelas situadas em países pobres.

As cidades resultam de um processo de ocupação e organização do espaço com algumas características comuns.

A partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, as atividades industriais e de serviços expandiram-se enormemente nas cidades, intensificando ainda mais a concentração da população nesses espaços e consolidando seu papel centralizador.

Os critérios que distinguem o urbano e o rural são definidos pelas agências nacionais de estatísticas (no caso do Brasil, o IBGE), de acordo com as normas estabelecidas pela legislação de cada país. Por isso mesmo, eles variam muito de um país para outro e são muito relativos. Na Islândia, uma aglomeração com apenas

300 habitantes já é classificada como cidade; na Grécia, seriam necessários 10 mil habitantes para atingir o mesmo status. No Brasil são considerados urbanos aqueles que residem na sede dos municípios ou na sede dos distritos municipais, independentemente do número de habitantes.

Quando falamos em urbanização, estamos nos referindo ao aumento da porcentagem de população urbana em relação à porcentagem de população rural. Em um país urbanizado, a porcentagem da população vivendo em assentamentos considerados urbanos é superior à da população rural. Esse fato ocorre principalmente devido ao êxodo rural, ou seja, à migração rural-urbana.

Nas economias modernas, o mundo rural é fortemente conectado ao mundo urbano. Máquinas e equipamentos industrializados são consumidos nas áreas rurais, que, por sua vez, abastecem as cidades com alimentos e matérias-primas. Quanto maior o grau de modernização técnica da agricultura, menor é a oferta de trabalhadores agrícolas e mais urbanizada tende a ser sociedade.

- AS ONDAS DE URBANIZAÇÃO

A primeira grande onda de urbanização, circunscritas aos países mais desenvolvidos da Europa e da América do Norte, ocorreu entre 1750 e 1950, quando a taxa de urbanização do conjunto desses países passou de 10% para 52%, e a população urbana cresceu de 15 para 423 milhões de pessoas. A pioneira Inglaterra já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com