Network Marketing
Por: Jessica Franco • 18/10/2016 • Artigo • 4.567 Palavras (19 Páginas) • 269 Visualizações
PERFORMANCE PRISM: UMA ANÁLISE CRITICA DO DESEMPENHO DO MODELO NETWORK MARKETING
Jessica Franco de Oliveira¹
Resumo
Este artigo explora o método Performance Prism, que tem foco as necessidades dos clientes, para analisar o desempenho do modelo de negócios network marketing de uma empresa. Estudos feitos pelo autor Alexander Osterwalder, que define modelo de negócios, e demostra se um modelo de negócio é bom, e se network marketing é uma proposta de negócio relativamente novo, mostra a diferença entre marketing multinível, vendas diretas, e pirâmides financeiras. Pesquisa científica que pode ser classificada como qualitativa, e também como exploratória, com características bibliográficas, e se desenvolverá em um estudo de caso. A partir de pesquisas e dados coletados por autores renomados no mercado de finanças, e estudos de empresas que estão neste mercado há um tempo, e pessoas associadas a esse negócio.
Palavras chaves: Modelo de negócios, Network Marketing, vendas diretas, Clientes. Performance Prism.
- INTRODUÇÃO
A globalização fez com que as empresas atualizassem seus negócios, e a competirem incessantemente em busca do diferencial, a imersibilidade e a aderência do negócio a realidade do cliente, arrojadas em busca de inovar, como oportunidade de mercado.
Há uma variedade de obstáculos para a obtenção de vantagens diante da concorrência global, e impede que a indústria se torne global. Mesmo quando a vantagem da concorrência global supera os obstáculos, estes podem ainda assim fornecer nichos estratégicos para empresas nacionais que não competem globalmente (PORTER, 1986).
“Em alguns ramos de atividades, particularmente aquelas progressivas em termos tecnológicos, a concorrência global pode dar a empresa uma vantagem em relação à reputação e a credibilidade” (PORTER, p. 291, 2004).
O empreendedorismo empresarial baseia-se em modelos consolidados de negócios com pouca ousadia na diferenciação de produtos e serviços.
Para Porter (1986), diferenciação cria uma barreira à entrada de novas empresas, assim gera despesas altas para superar os vínculos com os clientes. Essa pratica gera prejuízo inicialmente às empresas e, com frequência, dura um longo período.
A frequência em estudos e pesquisas referente à modelo de negocio surgiu a partir do século XXI, o cliente passou a ser o foco de mudança das empresas, diante de tantos avanços tecnológicos e a globalização. Com a velocidade de propagação das informações os jovens passaram a buscar novas formas de ganhos e de empregabilidade, fator que dificulta a decisão de em que ramo de atividade atuar.
Assim este artigo circundará a seguinte problemática: Como o método de análise de desempenho performance prism, avalia o desempenho das empresas do modelo de negócios network marketing?
Desta forma, o objetivo geral deste artigo será apresentar como o método de analise de desempenho performance prisma avalia o desempenho das empresas do modelo de negócios network marketing.
Os objetivos específicos são: (a) Apresentar o método Performance prism .(b) Apresentar o modelo de negócios Network Marketing, c) Apresentar avaliação das empresas de networking marketing.
Está pesquisa justifica-se em analisar o novo modelo de negócios do século XXI, diretamente relacionada com um método de análise de desempenho Performance Prism que surgiu neste mesmo século, com o intuito de trazer uma nova perspectiva em âmbito global, nos aspectos empresariais, em termos de satisfação das necessidades dos steakholder e análise dos mesmos, para alavancagens significativas diante do mercado e dos concorrentes.
2 Materiais e métodos
É uma pesquisa qualitativa que segundo Moresi (2003) é feita para entender o porquê determinado grupo de pessoas compram o mesmo produto ou serviço, pela mesma razão ou motivo. E se classifica quanto a base em seus objetivos como uma pesquisa exploratória que de acordo com Gil (2002) é um estudo feito normalmente com levantamentos bibliográficos, entrevistas com pessoas que tiveram experiências com o tema a ser abordado, com análise de exemplos para facilitar o entendimento do conteúdo.
E tem-se também um estudo de caso que é uma modalidade de pesquisa “amplamente utilizada nas ciências biomédicas e sociais, consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetivos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante outros delineamento já considerados” (Gil, p. 54, 2002).
Foram feitas entrevistas com distribuidores independentes de diversas empresas deste modelo de negócios e pesquisa através de observação e exploração pratica do estudo deste modelo, gerando uma tabela com itens considerados eficazes na analise de performance de acordo com o método adotado.
3 Pressupostos Teóricos
3.1 Método de analise de desempenho Performance Prism.
Dentre os modelos de avaliação de desempenho das empresas e indicadores de performance das estratégias e formas de análise financeiros e não financeiros com a análise de satisfação dos variados tipos de stakeholder nos negócios, destaca-se o modelo Performance Prism.
O Performance Prism é um modelo de avaliação de desempenho que surgiu na segunda geração, no século XXI, quando Neely, Adams & Kennerley, aprofundaram seus estudos em modelo de análise de desempenho.
Com o avanço tecnológico os clientes passaram a expor suas necessidades e desacordos com o nível dos serviços oferecidos e produtos que são enganosos, abordados com qualidades divergentes aos adquiridos pelos consumidores, expondo suas insatisfações em redes sociais e grupos de mensagens instantâneas, se propagando sem nenhum esforço.
De acordo com Neely, Adams & Kennerley (2002) o modelo de medição Performance Prism consiste em um sistema de avaliação da gestão da organização, busca atender às necessidades dos steakholders, há nesse contexto uma reciprocidade, ambos atendendo às suas necessidades. A Figura 1 ilustra as 5 facetas de um prisma, indicando as perspectivas do modelo.
[pic 1]
Figura1- características do Performance Prism
Fonte: The performance Prism, Neely, Adms, (2002)
Existe uma complexidade de medição e gestão de desempenho que consiste em saber quem são os steakholders e o que eles querem, o que a empresa necessita deles, quais são as estratégias que as organizações precisam por em prática para satisfazer esses conjuntos de desejos e necessidades, que capacidades, grupos de pessoas, práticas, tecnologia e infraestrutura é preciso para colocar no lugar para permitir operar nossos processos de forma mais eficaz e eficiente.
...