Novos Negócios Para O Mercado Global
Por: pedrgab10 • 9/9/2024 • Trabalho acadêmico • 606 Palavras (3 Páginas) • 43 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
GIOVANNA SAMARA QUEIROZ MENEZES
AVA II - NOVOS NEGÓCIOS PARA O MERCADO GLOBAL
SALVADOR-BA
2023
A expansão dos produtos brasileiros no exterior:
Cases de sucesso Natura e Guaraná Antártica
No cenário competitivo e dinâmico em que o mercado se encontra atualmente, as empresas têm buscado cada vez mais a excelência em todos os seus departamentos. Nesse sentido, para que determinados produtos e/ou marcas sejam consolidados mundo a fora, as estratégias a serem abordadas na expansão para outros horizontes devem ser pautadas na análise de vários aspectos da região e do contexto local, como as questões econômicas, sociais e políticas.
Apesar de ser um caminho difícil de se trilhar, iniciar uma trajetória no cenário internacional e obter sucesso não é uma realidade tão distante das empresas brasileiras, que se destacam no mercado pela criatividade, irreverência e singularidade, o que reflete a cultura única que o país carrega. A Natura, por exemplo, é uma marca brasileira de cosméticos e produtos de beleza que tem uma forte presença em todo o mundo. Seu posicionamento estratégico é baseado em uma abordagem natural e sustentável, com o objetivo de promover o bem-estar e a conexão com a natureza. A cosmética tem como pilar a inovação para implementar os ideais sustentáveis em seus produtos, utilizando-se de insumos e matéria prima provenientes da biodiversidade brasileira.
A empresa também possui um forte compromisso com a responsabilidade social, trabalhando com comunidades locais e apoiando iniciativas de preservação ambiental. Além disso, a Natura está constantemente inovando, criando novos produtos e expandindo suas linhas para se manter relevante e atrair novos consumidores. O compromisso da Natura com o meio ambiente e o objetivo de gerar valor aliando economia, sociedade e natureza, a tornou reconhecida em diversos países como Argentina, Chile, Estados Unidos, México e França.
Outra poderosa marca brasileira no mercado exterior é o Guaraná Antártica, no ramo de refrigerantes. Desde o início da sua internacionalização, em 1996, tem expandido para diversos países como China, Estados Unidos, Japão e Portugal. A marca se diferencia em relação às concorrentes pela proposta de utilizar apenas ingredientes naturais, sendo produzido com o fruto típico da Amazônia, ganhando espaço na indústria de bebidas e conquistando um público cada vez maior. Uma grande estratégia utilizada por Guaraná, além do diferencial em seus ingredientes, é a adaptação às diferentes culturas e o altíssimo investimento em campanhas publicitárias com enfoque na personalidade do seu país de origem. É evidente em todas as campanhas de marketing da marca a brasilidade presente nas cores, slogans e propagandas que destacam sua linguagem simples, direta e autêntica.
Traçando um paralelo entre as duas marcas supramencionadas, é possível perceber que, apesar da atuação em diferentes mercados, ambas possuem estratégias similares em seus processos de expansão global. Oferecem, dentro de seus ramos, uma proposta natural e sustentável para seus produtos. O fortalecimento da identidade brasileira também é comumente explorado por ambas, o que se reflete em suas ações de marketing, por sinal, bem direcionadas para cada mercado e local em que planejam atuar, o que às tornam destaques de sucesso em seus ramos e entre a concorrência.
...