O ASPECTO BIOPSICOSSOCIAL DO SER HUMANO
Por: Helio Toshio Ujihara • 2/12/2018 • Trabalho acadêmico • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 637 Visualizações
IEEL - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DE LONDRINA
CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS
O ASPECTO BIOPSICOSSOCIAL DO SER HUMANO
ALUNOS:
CRISTIANE N. HONMA - Nº 7
EMERSON LEANDRO VALVASSORE - Nº 9
FÁBIO HENRIQUE BRAVIM DA SILVA - Nº 11
IGOR PEREIRA VALVASSORE - Nº 13
LEDINALVA SITTA - Nº 19
LUCIANA FERREIRA - Nº 22
LUDMILA GARCIA LOURENÇO - Nº 23
MARGARETE MARTINEZ SCANDOLIERI - Nº 26
MARIA GABRIELLE C. SOUZA - Nº 27
MARIANE RIBEIRO MORIGGI - Nº 28
GRUPO: 3 TURMA: TTI - 1º B (NOTURNO)
PROF.: REINALDO - DISCIPLINA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS
LONDRINA - 2018
INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo apresentar o aspecto biopsicossocial do ser humano, como estes diversos aspectos estão presentes em sua constituição. Destacando os componentes biológicos, culturais, sociais e como esses fatores se entrelaçam e influenciam a vida em sociedade.
ASPECTO BIOPSICOSSOCIAL DO SER HUMANO
O ser humano pode e deve ser estudado, observado e compreendido sob diferentes aspectos, como ser biopsicossocial. O comportamento e processos mentais são gerados e influenciados pelos seguintes fatores:
Biológicos: predisposição genética e os processos de mutação que determinam o desenvolvimento corporal em geral e do sistema nervoso.
Psicológicos: preferências, expectativas e medos, reações emocionais, processos cognitivos e interpretação das percepções.
Sociais/culturais: convívio com a família, amigos e outras pessoas, expectativa da sociedade e cultura, modelo de papéis sociais, etc.
O conceito do ser biopsicossocial é utilizado não somente pela psicologia, medicina e sociologia. Também é base para a educação, administração, marketing e vendas.
Conceito biopsicossocial na área da saúde
O modelo biopsicossocial é um conceito amplo que visa estudar a causa ou o progresso de doenças utilizando-se de fatores biológicos (genéticos, bioquímicos, etc.), fatores psicológicos (estado de humor, de personalidade, de comportamento, etc.) e fatores sociais (culturais, familiares, socioeconômicos, médicos, etc.)
O modelo biopsicossocial ao contrário do modelo biomédico, o qual atribui a doença apenas a fatores biológicos como vírus, genes ou anormalidades somáticas, abrange disciplinas que vão desde a medicina à psicologia e à sociologia.
A atenção à saúde é um assunto amplamente discutido não só nos estudos médicos, mas também em outras áreas como a psicologia, antropologia e sociologia.
Esta preocupação das disciplinas humanas se dá no sentido de criticar o modelo hegemônico posto pela medicina, o modelo biomédico, e propor uma visão mais ampla dessa discussão ampliando, inclusive, o conceito de saúde, que no antigo modelo era visto como ausência de doença e passa a ser visto como um bem-estar subjetivo e a visão do “paradigma” saúde-doença não como um conceito dicotômico, mas como um processo, caracterizando outro modelo de atenção à saúde, o modelo psicossocial.
Conceito biopsicossocial em administração
No setor administrativo o conceito biopsicossocial auxilia nos trabalhos e estudos ligados à motivação e melhor relacionamento dos integrantes de uma empresa ou grupo.
Os conceitos de motivação de Maslow (1954), são aceitos tanto por parte de psicólogos organizacionais, como de administradores preocupados com o fator humano da empresa. Teoria da Pirâmide de Maslow (1943) ou Hierarquia das NECESSIDADES de Maslow.
Vemos na base as NECESSIDADES BÀSICAS do ser humano: como teremos uma vida saudável se não temos acesso adequado a essas necessidades?
E ainda: como seremos saudáveis se não conseguimos satisfazer nossas necessidades de interação (social) e estima? Quanto mais supridas essas necessidades da pirâmide e quanto mais galgarmos para o topo da mesma, maior a qualidade de vida e, em consequência, maior acesso a uma vida saudável, isso vem nos afirmar que é válida a proposta de que a doença e a saúde da sociedade ou da pessoa não estão apenas ligadas a fatores biológicos.
Conceito biopsicossocial em marketing e vendas
Como entender as necessidades e os desejos que movem o consumidor para abordá-lo adequadamente? Nesse processo, tem vantagem o vendedor que conhece as teorias que revelam o comportamento humano. Podemos destacar mais uma vez Abraham Maslow, com sua pirâmide da hierarquia de necessidades figurando entre os referenciais mais aceitos e estudados nas áreas de administração, marketing e vendas.
Segundo Maslow, os indivíduos têm uma série de necessidades a suprir. A hierarquia começa com as mais básicas (biológicas, relacionadas à sobrevivência) e vão até as mais complexas (de natureza psicológica).
...