O Desafio Profissional
Por: Palio2013 • 12/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.720 Palavras (7 Páginas) • 176 Visualizações
Desafio Profissional
Trabalho apresentado às Disciplinas de Gestão de Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Intermodais em Tecnologia em Logística da Universidade Guaraná Jesus /Uniderp.
Desafio Profissional
Professor(a): Neymar Leonel Messi.
Sobradinho/BA
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4
1 – Gestão de Custos Logísticos 5
2 – Intermodais 6
3 – Gestão em Marketing 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 9
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 10
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11
INTRODUÇÃO
Em tempos de desenvolvimento e constantes atualizações o conjunto de resultados diferenciais, seja pela alteração dos modelos de gestão adotados, seja pelo uso intensivo de tecnologia no aprimoramento de processos, produtos ou serviços, torna-se necessário estabelecer ligações entre processos internos, fornecedores e clientes, ingressando nas empresas o respeito ao seu líder, a disciplina, a assiduidade, a pontualidade e o cumprimento das demais normas da organização que determinarão o seu desempenho na forma de fazer negócios. Disto resultará a inovação ao longo de sua cadeia produtiva na funcionalização de uma logística eficiente desde uma nova organização competitiva e a busca da integração de novas ferramentas para o sucesso.
Neste relatório, a Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu – MG (COOPERVAP) é a nossa escolhida para analise quanto à distribuição e serão abordados os custos logísticos, de marketing e intermodais a serem utilizados para o transporte na indústria de laticínios, a partir da combinação de tecnologias de produção, métodos que processa o leite, tendo como produto final esta matéria prima e seus derivados, onde apresenta dificuldades na implantação de novas tecnologias para modernizar suas atividades.
1 – Gestão de Custos Logísticos
Na indústria de laticínio em função das dificuldades que nem todos os produtores de leite podem arcar com investimento maior no controle sobre o estado de conservação de seus equipamentos poucos possuem ordenhadeiras mecânicas que acabam provocando uma baixa produtividade do leite no Brasil pelo uso inadequado da tecnologia nas fazendas, utilizando outras técnicas podendo comprometer a qualidade do leite pela ordenha manual. Entretanto, se explica a necessidade de utilização da logística para uma significativa liderança no mercado com produtos de qualidade, que por meio de métodos específicos possam auxiliar no controle e na tomada de decisões nos quais utilizará custos associados, tais como: transporte, armazenagem, movimentação, embalagens, tributários, manutenção de inventario e outros com as tendências tecnológicas de suas atividades customizando e buscando diversos tipos de finalizar projetos apropriados que causem menores danos ao tipo de serviços.
É de extrema importância mensurar os fatores logísticos de sucesso que estão vinculados ao plano estratégico de organização, pois o desempenho econômico-financeiro da Logística que está além do nível de custo afeta positivamente o negócio. Na concepção de Fleury e Lavalle (1995, p. 5).
Através de observações do mercado consumidor, ou seja, da demanda, a COOPERVAP está trabalhando com o produtor na busca da qualidade do leite e no aumento da produtividade seguindo o programa de assistência técnica gratuita leite a pasto. Este programa foi o grande responsável pelo aumento da captação da Usina de Laticínios da COOPERVAP que em Dezembro de 2010 bateu o recorde de 220 mil litros/dia. Além de desenvolver e estimular a produção de leite a baixo custo e atender 200 famílias associadas que vivem da atividade leiteira, através das instruções do Professor Edmundo Benedetti e orientações dos alunos de Medicina Veterinária da Universidade de Uberlândia, sendo acompanhados de perto pelos técnicos da COOPERVAP, em dois anos de projeto, os associados já colhem os primeiros frutos do trabalho desenvolvido para melhorar de vez a vida do pequeno produtor, que através do manejo, transformou sua propriedade numa pequena empresa, obtendo resultados satisfatórios nos setores financeiro, técnico e social.
Recentemente, a ampliação foi concluída, um investimento de mais de 2 milhões de reais , que proporcionou o aumento da produção, além da conquista de novos mercados. Com o aumento da produtividade, a área de recepção do leite passou por adequações, e hoje tem capacidade para descarregar três vezes mais matéria prima. O processo de produção funciona dentro das normas estipuladas pelo governo federal e trabalha com todos os Programas de Qualidade exigidos pela Normativa 51 do Ministério da Agricultura.
Bender (1997) evidencia inclusive que, para “Maximizar o sucesso da cadeia de suprimentos, é necessário que as empresas desenvolvam uma organização logística global, que utilize sistemas de gerenciamento que assegurem a afetiva operação de todas as atividades logísticas”.
Norek e Pohlen (2001), quando comentaram que, “Sem conhecimento de custos, fornecedores têm poucas evidências para demonstrar como as transparências na cadeia de suprimentos afetam seu valor econômico, bem como para seus clientes ou o consumidor final”.
2 – Intermodais
A próxima etapa que revelou seus principais problemas existentes pela pouca utilização direta do produto final por meio do consumidor deve-se em todos os aspectos a COOPERVAP desenvolver importantes serviços em vários segmentos econômicos da cidade. A Unidade de Indústria Láctea fabrica os Produtos Paracatu e recebe de seus associados mais de 200 mil litros de leite por dia processando 2,7 milhões de litros por mês. Em 2010, foram produzidos 14,6 milhões de litros de leite pasteurizado e longa vida, comercializados em Paracatu, Brasília e em algumas cidades do Estado de Goiás. Também foram industrializadas 1.600 toneladas de
...