O Grau de Endividamento GPA
Por: Felipeveloso • 22/11/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 381 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
Grau de endividamento da empresa Pão de Açúcar:
Grau de endividamento é um parâmetro financeiro utilizado por empresas e pessoas, para mensurar dividas existentes em relação aos seus ganhos. Em empresas é um índice muito importante, pois calcula a dependência da CIA em relação aos recursos obtidos de terceiros.
Empresas que precisam de capital externo, devido não se manter com a própria receita, acabam buscando por crédito pessoal, empréstimos, etc. Com isso, existe um maior grau de endividamento e riscos para a organização.
O levantamento realizado no ano de 2020 no grupo Pão de Açúcar, possui indicadores de endividamento que apontam a empresa dentro da normalidade com uma divida/patrimônio liquido de 54,4% acima da média.
Em fevereiro deste ano corrente, foi divulgado o resultado consolidado do ano de 2020, na qual apontam pontos positivos. Os principais destaques foram:
- Crescimento de 2 dígitos na receita bruta da operação Brasil; Alta da porcentagem no indicador de vendas; Receita bruta em 15,4 bilhões de reais no 4T20 (4º trimestre de 2020), um alcance de 55,7 bilhões de reais no ano de 2020; em comparação anual, obtém-se 12,7% de expansão.
- Com o Ebitda (métrica utilizada para geração de caixa operacional) obteve a seguinte margem positiva:
- GPA Brasil = 9% no 4T20
- Éxito = 10,6% no 4T20
No total do ano, o Ebitda ficou em 3,9 bilhões de reais, com margem de 7,8 por cento. O endividamento líquido ficou em -0,1 vezes o Ebitda, um nível baixíssimo, após a consolidação total do balanço da Éxito e sociedade com o Assaí.
- Crescimento considerável, forte e expansível do e-commerce no GPA Brasil, alcançando um valor 3 vezes maior de 2019. Considera-se que, o e-commerce do grupo já pode crescer com a própria geração de caixa.
Com base aos dados apresentados, temos que, com melhoria da estratégia comercial em cada bandeira (Pão de Açúcar, Hiper, Mercado Extra, Compre Bem e Proximidade), espera-se um impacto positivo no preço das ações da companhia no curto prazo com os resultados de hoje, que mostram os efeitos positivos da mudança de estratégia de longo prazo começando a dar frutos e acredita-se que os resultados positivos terão continuidade daqui em diante.
A estratégia de e-commerce do GPA, além do efeito de fidelização do cliente, agora já gera caixa suficiente para crescer, melhorando ligeiramente os resultados da companhia.
...