O Marketing Operacional
Por: Brunoxdp • 29/5/2017 • Trabalho acadêmico • 577 Palavras (3 Páginas) • 1.652 Visualizações
Página 1 de 3
Marketing Operacional
Marketing I (Gestão Pós-Laboral 2016-2017)
Marketing
MARKETING, no seu geral, e de forma mais abrangente, o processo usado para determinar os produtos e serviços que interessam ao consumidor e as estratégias que serão utilizadas na venda, comunicação e desenvolvimento do negócio. Ou seja, é um conjunto de meios que uma empresa utiliza para vender produtos e prestar serviços com rendibilidade.
O nosso tema vai abordar um dos vários processos/fases que fazem parte do MARKETING: O MARKETING OPERACIONAL.
Marketing Operacional
Das diversas fases do MARKETING, o processo OPERACIONAL é aquele que nos transporta para a prática, onde utilizamos todo o estudo e estratégia, realizada nas outras etapas (concretamente o MARKETING ESTRATÉGICO), remete-nos para a ação com o cliente.
O MARKETING OPERACIONAL tem como principais objetivos:
Aumentar o Volume de Vendas;
Promover o Produto/Serviço;
Fornecer o Serviço Pós-Venda;
Distribuição do Produto;
Prever os Custos e Definir o Limite dos mesmos.
O MARKETING ESTRATÉGICO inclui a análise sistemática e permanente das necessidades do mercado, da sua respetiva segmentação, análise da atratividade de cada segmento identificado, análise da competitividade da empresa em relação à concorrência e a escolha da estratégia. O Marketing Operacional realiza a estratégia selecionada mediante a escolha do segmento alvo, pela aplicação do Marketing Mix.
«O MARKETING OPERACIONAL engloba todas as operações posteriores à produção, como a definição das campanhas promocionais, a ação dos vendedores, a distribuição, a pós-venda e os preços.» (Lendrevie et al., 1993). «Consiste, essencialmente, na escolha entre as numerosas decisões acerca das ferramentas do Marketing Mix que podem ser usadas.» (Kotler, 2003).
Desenvolvimento
Consiste em aplicar os conceitos obtidos da etapa estratégica;
Melhor estratégia para divulgação do produto;
Ganhar visibilidade no âmbito digital para propagar conteúdo e fazer com que o cliente chegue ao produto;
Fidelizar clientes, levando-os a tornarem-se “Divulgadores”;
Investir no Pós-Venda.
O MARKETING OPERACIONAL zela para que o produto se torne notório nos mercados-alvo, para que seja distribuído rápida e eficientemente através de operações concretas, como a atribuição de incentivos de vendas, a tomada de medidas para melhorar a visibilidade do produto no ponto de venda (ex.: merchandising), assistência técnica, serviços pós-venda, etc.
Consiste em aplicar os conceitos obtidos da etapa estratégica.
Não podemos falar de MARKETING OPERACIONAL sem falar dos 4 P’s e como são operacionalizados:
Os 4 P’s
«O produto é tudo o que pode ser oferecido para satisfazer as necessidades do mercado e poderá incluir bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.» (Kotler, 2003)
«O preço constitui um ponto de comparação entre as marcas e, nessa medida, deve estar em consonância com as restantes estratégias de marketing, podendo ser definido, tendo em conta os custos de produção, a sensibilidade da procura face ao valor que está disposta a pagar e a concorrência.» (Lambin 2000)
Os 4 P’s
«A distribuição é o percurso efetuado pelo produto ou serviço desde a empresa até ao cliente, podendo ser física ou não.» (Lendrevie et al., 1993) «A promoção permite à empresa dar a conhecer o seu produto e, para isso, recorre aos cinco meios de comunicação: promoção de vendas; relações publicas; publicidade; publicidade directa e a força de vendas.» (Lambin, 2000)
«Poder-se-á, então, dizer que, o MARKETING OPERACIONAL representa a vertente comercial da empresa. No entanto, sem uma sólida vertente estratégica, a prazo, não é possível obter-se um MARKETING OPERACIONAL rentável. Neste sentido, é fundamental que o MARKETING OPERACIONAL se apoie numa reflexão estratégica sobre as necessidades do mercado e a sua evolução.» (Lambin, 2000)
Os 4 P’s
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com