O Merchandising
Por: Beatrizng • 28/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 645 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
Merchandising
O merchandising surgiu nos Estados Unidos na década de 30. Naquela época, as antigas lojinhas com balcão começaram a perceber o sucesso que as vitrines faziam. E, ao notarem que as mercadorias expostas eram muito mais compradas do que as não expostas, começaram a transformar todo o interior das lojas em verdadeiras vitrines, nas quais se podia ver e escolher todas as mercadorias. Daí, aos poucos, foram-se transformando em lojas de auto-serviço, onde o consumidor mesmo escolhe os produtos. Pode-se dizer que merchandising é o conjunto de operações efetuadas dentro do ponto de vendas, visando colocar o produto certo, na qualidade certa, com preço certo, no tempo certo, com impacto visual adequado e dentro de uma exposição correta, como um dos mais conceituados autores de marketing como Phillip Kotler afirma. Sendo assim, merchandising nada mais é do que a reunião de todos esforços possíveis destinados a valorizar o produto aos olhos do consumidor, com o principal objetivo de estimular a venda no próprio local de exposição.
Dentro do merchandising tem a presença do ponto de vendas e promoção. Existem muitas situações nas quais tanto o merchandising quanto a promoção se encontram. Duas das mais comuns e que geram confusão na cabeça do público são as ações feitas nas mídias eletrônicas e no ponto de venda. Na promoção de vendas a pessoa não precisa nem pensar, é como se estivesse preso. Já o ponto de vendas é onde iremos encontrar o consumidor, dinheiro e produto. Com isso o consumidor está mais perto produto, que faz com que a vontade de compra-lo seja maior, principalmente se tiver algum material promocional chamando bastante atenção de forma proposital.
A publicidade promete e o ponto de vendas entrega. Por isso aquilo que entrega deve estar mais próximo possível da promessa que o consumidor acreditou ao ver a marca na televisão, ou seja, ele precisa continuar vendo vantagens que atendam suas necessidades e desejos, que falem a razão e a emoção. Ao se decepcionar, a emoção irá embora, e a razão dará o tom da sua decisão, por isso, muitas vezes um cliente ver o produto sendo propagado na televisão e quando o vê nos mercados e não cumpre com o que tinha visto, ele irá ficar completamente chateado.
No fundo, o consumidor baseia suas decisões de compra em promessas que vão além daquilo que o produto realmente é.
Hoje em dia o varejo está super lotado de informações, ele está cheio de produtos, muitas vezes produtos com propostas semelhantes.
Para se obter um bom merchandising, é indispensável essas três frentes: deve-se olhar o contexto do canal de distribuição, olhar a dinâmica das categorias do produto que a pessoa atua e entender melhor profundamente como é o processo de compra, essa será a base para desenvolver um bom merchandising. Porque a pessoa deverá saber como é a parte operacional da loja, como são seus expositores, corredores, a parte física e como o seu produto está exposto e entre outras coisas.
O fato é que as seis frases que devem ser seguidas quando falamos em merchandising são: Eu percebo, eu me encanto, eu desejo, eu me questiono, eu me informo, EU COMPRO.
...