O PBL Marketing
Por: Wagner Harada de Souza • 4/4/2021 • Trabalho acadêmico • 2.611 Palavras (11 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
Fevereiro, 2021
[pic 4]
Elaborado por: Wagner Harada de Souza
Disciplina: Marketing
Turma: 33
- Introdução
A Vale é uma empresa brasileira do ramo de mineração fundadada em junho de 1942 em Itabira (MG), nascida como estatal pelo então presidente Getúlio Vargas e posteriormente privatizada em maio de 1997, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Está presente em mais de 30 países, conta com aproximadamente 120 mil colaboradores entre próprios e terceiros e é a maior produtora mundial de minério de ferro, pelotas e níquel, além da mineração, atua em logística com ferrovias, portos, terminais e infraestrutura de última geração.
Tem como missão transformar os recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.
O intuíto deste trabalho é explorar o mercado de atuação da empresa selecionada (Vale), e de acordo com a análise ambiental, considerando que estamos em uma era digtal de disputa acirrada, tratando- se de um mercado cada vez mais competitivo, propor um plano de marketing que destaque a empresa Vale em frente as demais.
O trabalho será estruturado seguindo os seguintes tópicos:
- Análise ambiental da empresa Vale;
- pesquisa de mercado e suposições quanto ao mercado de mineração;
- análise competitiva da Vale em frente as demais empresas do ramo de mineração;
- proposta de comunicação de marketing para empresa Vale.
[pic 5]
Figura 1 logo da Vale antes e depois 2007 (fonte: https://www.b9.com.br/1489/vale-do-rio-doce-muda-de-logo-e-nome/)
- Desenvolvimento
- Análise ambiental da empresa Vale
- Microambiente
A Vale é uma empresa presente em 27 países, de capital aberto, de Sociedade Anônima, terceira maior mineradora do mundo, com valor de mercado de US$57,2 bilhões (ago/20), o seu ramo de atuação está dividido em 4 grandes grupos:
- Mineração;
- Logística;
- Energia;
- Siderurgia.
Entre 2000 e 2006 a Vale realizou diversas aquisições, chegando ser a 31ª maior companhia do mundo.
Em 2010, realizou uma grande aquisição no segmento de fertilizantes por meio de sua subsidiária Mineração Naque S.A. A Vale ainda adicionou o capital integral da Bunge Participações e Investimentos S.A. (BPI) e uma planta em Cubatão.
- Mineração
Os minérios provenientes da Vale são: Minério de ferro, pelotas, níquel (sendo líder global nesses três), carvão, cobre, manganês e ferroligas.
As minas estão concentradas no Brasil, Canadá, Indonésia, nova Caledônia, Moçambique, além de duas usinas pelotizadoras em Omã e participação em joint ventures na China, Coréia do Sul, Japão, reino Unido e Taiwan.
[pic 6]
Figura 2: Atuação da Vale no ramo de mineração (fonte: adaptado do site: http://www.vale.com/brasil/PT/business/mining/iron-ore-pellets/PublishingImages/minerio-ferro-mapa.jpg)
- Logística
A Vale possui uma rede de logística contando com 11 localizações entre portos e terminais que integra minas, ferrovias, navios e portos, utilizadas para transporte próprio e também de terceiros. Neste segmento atua no Brasil (utilizada também para transporte de passageiros), Indonésia, Moçambique, Omã, Malásia e China.
- Energia
A Vale possui ativos e participações na geração e comercialização de energia elétrica em usinas hidrelétricas.
Para atender as operações conta com capacidade instalada de geração de 2324 MW, distribuídas conforme ilustrado na figura 3.
[pic 7]
Figura 3: Geração de energia elétrica pela Vale (fonte: http://www.vale.com/PT/business/energy/ativos-e-participacoes/Documents/images/mapa_ativos_e_participacoes_energia_Vale.png)
- Siderurgia
No ramo siderúrgico a Vale atua com joint ventures, como a usina ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), uma das maiores e mais modernas do mundo, localizada no Rio de Janeiro, Dongkuk Steel Mill Co e Posco (dois grandes produtores de Aço da Coréia do Sul) que resultaram na Companhia Siderúrgica de Pecèm em São Gonçalo/CE.
Receitas líquida da Vale, por segmento de negócio
[pic 8]
Tabela 1: Receita de vendas líquida da Vale em 2020 (fonte: http://www.vale.com/PT/investors/information-market/quarterly-results/ResultadosTrimestrais/20210203%20PREREPORT%204T20_p.pdf)
É notório que o segmento da Vale que mais representa suas receitas provém da mineração de metais ferrosos (80,2%), seguido da mineração de metais básicos (17,9%) e mineração de carvão (1,2%), e somente 0,7% de outros segmentos como logística, energia e siderurgia (ano referência 2020).
- Clientes
Os principais clientes consumidores da Vale é a indústria siderúrgica global que demandam um alto volume de minério de ferro para a produção de carros, aviões, trens, navios, imóveis, smartphones, brinquedos, entre outros.
Já os metais básicos como o cobre destinam-se para a fundição, sendo exportado para diversas regiões sendo a Europa o maior comsumidor.
- Impacto na sociedade e no ambiente das atividades da Vale
A indústria da mineração gera riscos relevantes para o meio ambiente e sociedade periféricas ao local de mineração como elevado índice de emissão de carbono, desmatamento, uso de água, entre outros, em outras palavras a mineração é uma atividade insustentável por depender da extração de recursos naturais não-renováveis.
...