TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Negócios

Por:   •  29/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.080 Palavras (13 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

IPUC – Instituto Politécnico

Departamento de Engenharia de Produção

Curso de Engenharia de Produção

Unidade Barreiro

[pic 2]

PROJETO DE NEGÓCIOS

Belo Horizonte

2º sem/2017

1 Contextualização e Justificativa

A DenteLuz é uma empresa atua no ramo de cuidados pessoais, com uma linha de produtos de higiene oral e saúde bucal. Acredita-se que a saúde bucal é um complemento da saúde do corpo e da mente, além de ser a melhor forma de manter o sorriso bonito e saudável.

A DenteLuz fabrica creme dental para todas as idades, porém o foco é a linha Junior. Este investimento se justifica pelo fato de que hoje os pais se preocupam ainda mais com a higiene dos filhos, principalmente a higiene bucal. Estatísticas mostram que quase 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente decíduo com cárie, e a proporção chegou a quase 60% na faixa de 5 anos. Na dentição permanente, quase 70% das crianças de 12 anos e cerca de 90% dos adolescentes (15 a 19 anos) apresentaram ao menos um dente com experiência de cárie. Portanto, objetiva-se difundir a cultura da escovação em crianças de todas as idades em todo o país.

1.1 Negócio

O negócio se baseia no lançamento no mercado de um novo Creme Dental destinado ao público infantil, “DenteLuz Kids”. Este produto possui um princípio ativo capaz de iluminar o sorriso de uma criança após a escovação, com extratos e aromas de frutas ou chicletes, com a garantia de uma proteção total contra cáries e o branqueamento dos dentes. Com seu poder iluminador e com uma combinação dinâmica, tem o objetivo de transformar a difícil missão de escovação em um momento divertido para as crianças de todas as idades.

1.2 Posicionamento

   O uso do produto acarreta branqueamento e brilho nos dentes por maior tempo após a escovação, esse composto especial faz com que o contato da pasta com o esmalte dos dentes, reflita uma luminosidade no escuro após a escovação. Além disso, proporciona uma sensação de refrescância prolongada e com aroma de frutas ou chicletes, de acordo com a preferência da criança. A Embalagem possuirá designe interativo e com tema infantil da atualidade.

Empenha-se para igualar aos líderes do segmento no que se refere principalmente a preço e foco na diferenciação do produto. Como o novo produto tem foco no uso diário que possui várias marcas operando em faixas de preço diferentes, essas podem ser uma ameaça ao novo negócio. Porém as características citadas acimas são vistas como oportunidade, pois diferenciam o produto. Portanto, o posicionamento é manter o preço esperado, comparado aos líderes do mercado, com um produto inovador e chamativo.

1.3 Público Alvo

Por ser um segmento infantil, tem-se a seguinte segmentação de mercados consumidores:

  • Segmento Geográfico: O produto será comercializado apenas no Brasil.
  •  Segmento Demográfico: Englobando a faixa etária de 1 a 10 anos.  
  •  Fase da vida: Pais com filhos pequenos.

2 Estrutura Organizacional

2.1        Missão

Nossa missão é proporcionar às crianças bem-estar bucal de forma interativa, buscando sempre higiene e saúde de forma sustentável, inovadora e com alto padrão de qualidade. “Nosso cliente não é apenas consumidor e sim membro da família Dente Luz”.

2.2 Visão

Nosso objetivo é lançar novos produtos e expandir a linha de Creme Dental Junior, a DenteLuz Kids, para crianças de todas as idades. Trabalhando com excelência e qualidade para que daqui cinco anos essa linha seja referência do segmento no Brasil.

2.3 Valores

Respeito, melhoria contínua, trabalho em equipe, qualidade, responsabilidade social.

2.4 Objetivos e Metas

Consolidar a marca no mercado frente a tantos concorrentes tradicionais. Oferecer aos clientes um produto que torne o momento de escovação algo divertido e interativo para as crianças, que normalmente apresentam uma resistência nesse momento. Buscamos como foco o público infantil (de 1 ano a 10 anos) e seus pais, que normalmente já possuem alguma marca de preferência.

2.5 Estrutura Organizacional

[pic 3]

3 Diagnóstico Empresarial

        3.1 Macroambiente

Variável Tecnológica: Buscar investir em novas tecnologias e/ou equipamentos. Mesmo tendo como ameaça o receio de não conseguir acompanhar as novas tecnologias que demanda um custo alto, causando a perda de mercado. Os tubos de creme dental são recicláveis, sua composição é 75% plástico e 25% alumínio, mas o problema é separar esses dois componentes, portanto objetiva-se desenvolver uma embalagem totalmente de plástico, 100% reciclável.

Variável Econômica: Oferecemos produtos que proporcionam uma experiência única para o consumidor, buscamos assim uma demanda constante dos clientes, eliminando o risco de não desenvolvimento de novas tecnologias por já possuir um produto que atenda o mercado.  Segundo dados do IBGE, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos corresponde a 1,8% do PIB brasileiro. Atualmente, o Brasil responde por 2,8% da população mundial e 9,4% do consumo mundial de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos, o que faz o país ter grande importância para o setor.

Variável Sociocultural: Visando conscientizar os pais da importância de escovar os dentes de seus filhos e oferecer uma experiência que nenhuma outra marca oferece uma vez que o índice de pessoas que escovam os dentes antes de dormir é 20%, um número muito pequeno esperado pela OMS.

Variável Demográfica: Inserir o produto em toda rede de supermercados, farmácias, consultórios dentários e mercados de bairro, atingindo todas as localidades.  Visando diminuir todos os custos logísticos.

Políticos legais: Buscando a oportunidade de parceria com o governo em programas de saúde bucal. Eliminando as ameaças causadas pelas empresas informais. Os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes destinados à comercialização devem estar devidamente regularizados e fabricados por indústrias habilitadas, regularmente inspecionadas pela autoridade sanitária competente. A norma atualmente em vigor que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos, Produtos de Higiene Pessoal e Perfumes é a RDC nº 48/2013, harmonizada junto aos Estados-parte do Mercosul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (102.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com