TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AÇÃO PARA O NIVEL ESTRATEGICO E TATICO.

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 3

Passo 1

Dados

Durante o processamento, um programa de computador precisa armazenar e manipular dados. Os dados de um programa são valores, como uma cadeia de caracteres que representa o nome de um funcionário ou um valor numérico que representa seu salário bruto, e esses valores precisam ser devidamente armazenados para permitir a realização de diversas operações para a produção de resultados.

O conjunto de instruções de um programa de computador determina precisamente quais são os dados de entrada esperados, qual processamento será realizado sobre esses dados e como o resultado produzido será informado a quem o requisitou. Exemplo, um programa para o cálculo do valor do Imposto de Renda de um funcionário a partir do valor de seu salário bruto.

Na aula de paradigma aprendemos sobre a representação dos dados armazenados e manipulados por programas de computador. Tipos de dados, que são conceitos muito importantes às linguagens de programação e extremamene relacionados à representação dos valores de um programa por meio de suas variáveis e constantes. As operações que são realizadas sobre os tipos de dados encontrados na maioria das linguagens de programação.

Tipos de dados

O computador é um dispositivo eletrônico que, em seu nível mais elementar, reconhece apenas dois estados elementares: a presença ou ausência de sinais elétricos, ou, de forma simples, é um elemento que está ligado ou desligado. Por consequência, todos os dados de um computador precisam ser representados com base em um sistema de numeração binário, onde apenas dois valores diferentes são distinguidos.

Tipos de string

Em programação e em linguagens formais, uma cadeia de caracteres (conhecida como string) é uma sequência ordenada de caracteres escolhidos a partir de um conjunto pré-determinado. Em programação, cada símbolo armazenado na memória é representado por um valor numérico. Uma variável declarada com tipo de dado cadeia geralmente armazena um número pré-determinado de caracteres.

Tipos Matriz (ARRAY)

Em programação de computadores, array, variável indexada ou arranjo, também conhecido como vetor ou matriz, é uma das mais simples estruturas de dados. Os arrays mantêm uma série de elementos de dados, geralmente do mesmo tamanho e tipo de dados. Elementos individuais são acessados por sua posição no array. A posição é dada por um índice, também chamado de subscrição. Os arrays podem ser considerados como as estruturas de dados mais simples. Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos, geralmente envolvendo a cópia de elementos de um array para outro e reiniciar o original com a nova dimensão. Os vetores podem ser implementados desta forma.

Tipos ponteiro

Em programação, um ponteiro ou apontador é um tipo de dado de uma linguagem de programação cujo valor se refere diretamente a um outro valor alocado em outra área da memória, através de seu endereço. Um ponteiro é uma simples implementação do tipo referência da Ciência da computação. Ponteiros são uma abstração da capacidade de endereçamento fornecidas pelas arquiteturas modernas. Em termos simples, um endereço de memória, ou índice numérico, é definido para cada unidade de memória no sistema, no qual a unidade é tipicamente um byte, o que em termos práticos transforma toda a memória em um grande vetor. Ponteiros são diretamente suportados sem restrições em C, C++, D e Pascal, entre outras linguagens. São utilizados para construir referências, elemento fundamental da maioria das estruturas de dados, especialmente aquelas não alocadas em um bloco contínuo de memória,

Passo 2

1) Qual seria a diferença no resultado final do programa se as média fossem definidas como tipo de dados inteiros? Apresente um exemplo que justifique sua resposta.

        M_1B = 7

        M_2B = 4

O resultado final a variável MF será um numero inteiro.

Ex: 5

início {

    // Declaração das variáveis

    inteiro: M_1B;

    inteiro: M_2B;

    inteiro: P_1B;

    inteiro: P_2B;

    inteiro: MF;

   

    // Leitura dos valores

    leia("Valor 1", M_1B);

    leia("Valor 2", M_2B);

    leia("valor P_1B", P_1B);

    leia("valor P_2B", P_2B);

   

    // Soma dos valores

    MF = ((M_1B * P_1B) + (M_2B * P_2B)) / (P_1B + P_2B);  

 

    // Exibição da soma

    escreva(MF);

}

2) É possível definir que os pesos sejam definidos como constantes pelo desenvolvedor. Mostre como isso é feito em duas linguagens de programação a sua escolha.

Definimos as variáveis, pesos como constante atribuindo valores a ela.

Ex:

C++

Int  P_1B=4, P_2B=6;

Java

Final int SIM = 1;
final int NAO = 0;

3) Observe a linha de código que apresenta a expressão aritmética que efetua o cálculo da média ponderada. Mostre numericamente qual a ordem em que os cálculo são efetuado. Se essa expressão for alterada, existe alguma possibilidade do cálculo ser efetuado de forma equivocada pelo programa? Justifique considerando as diferenças entre as linguagem de programação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (61.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com