Principais Ruídos na Comunicação
Por: Lucinara Monteiro • 29/3/2023 • Trabalho acadêmico • 268 Palavras (2 Páginas) • 80 Visualizações
ATITUS
Escola de Saúde
Curso de Psicologia
Desafios da Comunicação
Lucinara S Monteiro
Porto Alegre
2022
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA NA PSICOLOGIA?
Os principais ruídos na comunicação contemporânea na área da psicologia são a falta de linguagem técnica nas comunicações realizadas em meios digitais, a limitação das percepções nas consultas virtuais e as crenças dos receptores afetadas por informações incorretas, disponibilizadas nos mais diversos meios de comunicação.
A falta de linguagem técnica nas comunicações realizadas em meios digitais é um dos grandes causadores de ruídos porque a mensagem não é transmitida de maneira exata, objetiva e formal, contribuindo para entendimentos distorcidos a respeito da verdadeira mensagem que se deseja passar. Como exemplo, podemos citar conversas ou mensagens informais transmitidas por profissionais em redes sociais.
Podemos citar também as consultas virtuais interferindo nas interações entre profissional e paciente, podendo, por diversas vezes, limitar as percepções do terapeuta. Exemplificando, a expressão corporal é uma maneira de comunicar algo e, muitas vezes, as consultas virtuais limitam essa comunicação. No mesmo sentido, a tonalidade de voz do paciente que é recebida pelo psicólogo pode ser diferente a depender do instrumento de comunicação utilizado.
Não podemos nos esquecer também que as crenças do receptor podem causar grandes ruídos na comunicação entre terapeuta e paciente, pois é sabido que a crença tem a capacidade de distorcer a verdadeira mensagem transmitida para se adequar naquilo que o receptor crê. Obviamente, em um contexto de comunicações contemporâneas, onde a disponibilidade de informações sem fontes seguras está cada vez maior, esse problema pode se intensificar.
...