Reflexoes sobre o mareting 3.0
Por: suelenkcorrea • 15/10/2015 • Artigo • 579 Palavras (3 Páginas) • 384 Visualizações
Gestão do Relacionamento com o Cliente CRM – UNA BH
Nome: Suelen Karoline Corrêa
Resenha O cliente 3.0: razão, coração e espírito
O texto lido traz o conteúdo da palestra do autor Philip Kotler na ExpoManagement 2010 sobre o marketing 3.0, ele afirma que é necessário que as empresas superem o Marketing 1.0 e 2.0, pois, o Marketing 3.0 é uma nova forma de se trabalhar o marketing, voltado para os valores e para a contribuição de um mundo melhor para se viver, onde empresas e pessoas trocam experiências, sensações e afetos.
Kotler apresentou casos que mostram como marketing e mídias tradicionais cada vez mais perdem força com a competição acirrada, público cada vez mais exigente e seletivo e as redes sociais cada vez mais influentes nas determinações de avaliações de marca. - "Kotler lembrou que há três métricas que podem socorrer os profissionais no momento dessa análise: maior valor da marca, aumento de receitas originado pelas novas oportunidades de mercado e maior produtividade dos custos" - .
Estes fatos nos fazem refletir sobre as estratégias e táticas de marketing para os próximos anos, acredito que a vantagem competitiva de uma empresa é o processo de inovação constante pesquisando, desenvolvendo e investindo em novas soluções, fórmulas e ideias.
Para Kotler, o departamento de marketing das empresas precisa de profissionais jovens, que nasceram na era da internet e sabem conviver com os consumidores nas redes sociais. Além disso, ele diz que o marketing precisa ser redesenhado, na medida em que os profissionais da área e o setor nas empresas se enfraquecem. Segundo ele, é necessário que empresas e consumidores produzam juntas produtos e serviços.
Por fim, o autor propõe que o departamento de marketing das empresas deve ter uma clara distinção entre os os conceitos de Marketing Estratégico e Marketing Tático: "Enquanto um grupo cuidará do marketing downstream (descendente), isto é, de comercializar o produto de hoje, o outro vai se dedicar a criar o produto de amanhã, supondo o que o cliente vai querer (em vez de perguntar a ele), realizando o marketing upstream". Dessa forma, o cenário torna-se cada vez mais desafiador para conseguir deixar o cliente satisfeito.
Interação entre o texto: O cliente 3.0: razão, coração e espírito e o vídeo: Mídias sociais interagindo com o CRM
O texto e o vídeo possuem uma interação clara no que tange ao novo perfil do consumidor e sobre como os profissionais não reconhecem o poder crescente dos clientes; e demais stakeholders e não dominam o novo mundo das mídias sociais, nem suas responsabilidades sociais.
O desafio é atuar em um mercado altamente competitivo, de força das redes sociais, onde gostar e não gostar de uma empresa ganha voz por meio do Twitter, Facebook, LinkedIn, e outros. Conforme dito por Kotler no texto, o departamento de marketing das empresas precisa de profissionais jovens, que nasceram na era da internet e sabem conviver com os consumidores nas redes sociais.
No vídeo, o especialista André Portella, defende a integração dos canais de relacionamento e as mídias sociais para satisfazer o consumidor em suas necessidades. Apresenta um case da coca-cola como um diferencial de relacionamento com o cliente frente às outras empresas.
Sendo assim, empresas e profissionais devem adequar-se a este novo cenário de público cada vez mais exigente e seletivo desejando produtos melhores por preços menores e encarar o papel das redes sociais cada vez mais influente nas determinações de avaliações de marca para que o futuro seja promissor.
...