Resumo do Capítulo do Kotler
Por: Bruno Rossini • 17/10/2017 • Resenha • 936 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
Resumo do Capítulo 1 – Marketing para o século XXI
BRUNO STEFANO ROSSINI 9009958
O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para o cliente. Isso ocorre quando a necessidade do cliente é identificada e direcionada a um objeto que possa satisfazê-lo, assim a transformando em desejo e beneficiando a organização e seu público interessado. É importante salientar duas coisas: o marketing não cria demanda (conjunto de desejos de um grupo por um produto específico), ele apenas a influência; e em todo valor está embutido os benefícios e os custos tangíveis e intangíveis percebidos pelo consumidor.
A administração de marketing é vista como uma arte e uma ciência da escolha do mercado-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente. Marketing não está relacionado com a arte de vender, mas sim, como diz Peter Dunker, em resultar um cliente disposto a comprar, ou seja provocar uma resposta comportamental que gere a reação desejada de um público-alvo.
O profissional de marketing faz uma análise do que as partes (empresa e cliente) esperam em uma transação, a partir disso ele tem como objetivo gerar uma transação que beneficie ambos os lados. Como que não é possível satisfazer um mercado inteiro, os profissionais de marketing dividem-no em segmentos, a partir de diferenças demográficas, psicológicas e culturais de cada grupo que preferem uma certo tipo de bens e serviços. Com isso é traçado é um mercado-alvo, posicionando uma determinada oferta.
Para que uma oferta atinja o mercado-alvo é necessário que seja estabelecido canais de marketing, como os canais de comunicação, de serviço e de distribuição. Enquanto os canais de marketing ligam empresas com clientes, a cadeia de suprimento é um canal mais longo, que se estende desse o fornecedor de matéria prima até o consumidor do produto final, gerando um sistema que entrega de valor. Uma oferta somente será bem sucedida se proporcionar valor e satisfação ao público-alvo. Um caso interessante é a marca que é uma oferta de uma fonte conhecida que propicia muitas associações na mente das pessoas.
A revolução digital está causando alterações com uma frequência nunca vista na humanidade e isso está forçando os profissionais de Marketing a repensarem seus princípios, trazendo ao consumidor inúmeros benefícios como o aumento de seu poder de compra, da disponibilidade de bens e serviços, ao acesso de informações, de interação entre pessoas e organizações. Em virtude de novos desejos e comportamentos, as empresas estão tendo que lidar com uma série de desafios, com a mudança brusca de tecnológica que acarretou na passagem da era do consumo em massa para a era da informação, a globalização que gerou um encurtamento de espaço entre as nações e consequentemente a empresas, o movimento liberal de desregulamentação e privatização de empresas estatais, promovendo maior eficiência através de uma concorrência maior.
Uma outra questão importante é qual o método deveria orientar o marketing. Existem cinco orientações concorrentes que guiam as atividades do marketing: a orientação de produção se sustenta que o consumidor da preferência a produtos de fácil acesso e de baixo custo; a orientação de produto se concentra na qualidade e inovação de seu produto; a orientação de vendas se baseia na agressividade de vendas, tendo como filosofia “fazer-e-vender”; a orientação de marketing foca no cliente tendo a filosofia “sentir-e-responder”, logo a empresa não mira em clientes certos para seus produtos mas sim em produtos certos para seus clientes Uma outra orientação é o marketing holístico que se caracteriza por ter uma perspectiva abrangente e integrada. O marketing holístico se sustenta em quatro tipos de marketing: o marketing de relacionamentos que tem como objetivo a fidelização do cliente, um relacionamento de longo prazo que resulte em satisfação entre ambas as partes, tendo como consequência a formação de uma rede de marketing que consiste numa relação satisfatória entre empresa e o grupo que ele escolheu como alvo; marketing integral que se baseia em atividades integradas que possuem com como objetivo criar, comunicar e entregar valor aos consumidores de forma integrada. Tais atividades podem assumir a forma de um mix de marketing, que consiste basicamente, segundo McCarthy, em produto, prço, praça e promoção ( 4p); marketing interno que se baseia que todos na organização adquiram o princípios de marketing apropriados; e marketing Socialmente responsável ( Orientação Marketing Societável) que respeita princípios éticos e ecológicos.
...