SWOT E PREÇO DE VENDA
Dissertações: SWOT E PREÇO DE VENDA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Donodoboi • 13/5/2014 • 1.367 Palavras (6 Páginas) • 466 Visualizações
SWOT E PREÇO DE VENDA
ANÁLISE SWOT
Indicado para organizações de todos os portes, serve para analisar os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças de um negócio. Um empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.
É útil porque incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob diversas perspectivas de forma simples, objetiva e propositiva.
A Análise SWOT é considerada uma ferramenta clássica da administração. É um instrumento ainda pouco conhecida e conseqüentemente pouco usada, por quem tem empresas de menor porte. A Análise SWOT, acredita-se que ela tenha sido desenvolvida na década de 1960 por professores da Universidade Stanford, a partir da análise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. Portanto, como qualquer outra ferramenta considerada clássica na administração, a Análise SWOT também foi pensada considerando o contexto da grande empresa e, posteriormente, passou a ser adotada também em outras situações, como em empresas de menor porte.
A Análise SWOT pode ser usada de diversas formas, mas o empreendedor de empresas de menor porte pode empregá-la como uma ferramenta de autoconhecimento, análise contextual e guia para a definição de um plano de ação. SWOT é uma sigla em inglês dos termos Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e Threats (ameaças para o seu negócio). Os pontos fortes e fracos, em geral, estão dentro da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças, na maioria dos casos, têm origem externa.
COMO USAR
O uso da ferramenta Análise SWOT é simples. O mais difícil é identificar os reais pontos fortes e fracos da empresa, as oportunidades mais vantajosas e as ameaças mais importantes do ambiente competitivo em que o negócio está enquadrado.
Diversos itens podem ser considerados pontos fortes. Alguns exemplos:
- Um bom local com muito trânsito de pessoas que formam o público-alvo pode ser um ponto forte para uma loja varejista;
- Ter a patente de um produto ou acesso a um excelente canal de distribuição;
- Ter uma marca conhecida e querida ou uma equipe realmente comprometida com a estratégia da empresa também são pontos fortes.
Não é fácil levantar todos eles, mas tente pensar nas vantagens competitivas de sua empresa.
O otimismo excessivo do empreendedor pode impedi-lo de refletir sobre os pontos fracos do negócio. Outros se sentem mais confortáveis se listarem as oportunidades de melhoria (e não os pontos fracos) do seu negócio. Aqui não importa o termo, desde que você reconheça que sua empresa não faz bem tudo aquilo que poderia fazer e/ou poderia fazer muito melhor.
Mesmo as melhores empresas conseguem elaborar uma grande lista de pontos fracos (ou oportunidades de melhoria). Quanto mais esforço em identificar esses pontos, mais sua empresa tende a se tornar melhor, desde que elabore um plano de ação para tratar cada ponto fraco. Neste tópico, liste tudo que está fazendo seu negócio perder vendas ou aumentar os custos (despesas, gastos, perdas).
Para elaborar a lista, é preciso que a empresa tenha uma estratégica clara, com objetivos, indicadores e metas bem definidos. Isso permitirá fazer com que as oportunidades vislumbradas para o negócio sejam priorizadas de acordo com a estratégia da empresa.
PREÇO DE VENDA
O processo de formação de preços de venda de produtos pode ser considerado uma das mais importantes tarefas das empresas. Com o aumento da competitividade advindo da globalização, as empresas precisam atuar de maneira ainda mais ágil e flexível, principalmente nos segmentos que atuam muito próximos ao consumidor final, como o comércio varejista.
O Brasil possui mais de um milhão de empresas varejistas, que representam cerca de 85% do total de empresas do comércio (divididas em atacado, varejo e comércio de veículos e peças). Assim, a formação de preços no varejo tornou-se um importante tema a ser explorado, levando em consideração a importância dos preços no posicionamento competitivo dessas empresas. Dentre os elementos estudados, o preço é o mais flexível e o que afeta mais rapidamente a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas. Por outro lado, vários fatores influem na formação de preços, entre os quais se podem destacar: custos, objetivos da empresa, ramo, concorrência, demanda dos produtos e estrutura do mercado.
A partir dos dados coletados é possível modelar os processos de gestão de custos e de formação de preços das empresas. O preço com base nos custos dos produtos acrescidos de uma margem percentual. Além disso, os gestores de preços analisam fatores externos, como os custos e preços dos concorrentes e as variações sazonais do consumo de suas mercadorias. Quanto aos custos, cada empresa possui um nível de detalhamento dos procedimentos que utiliza em sua estimação e análise. Enquanto uma aloca todos os custos indiretos a cada produto comercializado, outras consideram apenas os custos diretos dos produtos.
Vejamos alguns elementos de formação do preço de venda.
...