A Participação de modo democrático da comunidade docente e discente dos centros da UEL
Por: Flaviane Garcia • 18/5/2018 • Trabalho acadêmico • 434 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
A participação de modo democrático da comunidade docente e discente dos centros da UEL nas decisões administrativas do campus sempre foi um ponto delicado ao ser pautado na universidade. As atitudes autoritárias por parte da reitoria e administração da universidade nos últimos tempos, como a tomada de decisões arbitrárias sem consultar a comunidade, propaga o sentimento dos alunos de não estarem devidamente representados, levando à uma degradação das práticas democráticas que se espera em um ambiente público.
Nós estudantes da UEL estamos à mercê de qualquer violência que possamos sofrer e sairmos injustiçados disto, sendo um fato interessante que exemplifica esta situação são as câmeras do campus que não funcionarem e nada ser feito à respeito. A Guarda UEL trabalha somente para a manutenção do espaço físico da universidade, porém, para estudantes, inclusive as universitárias do período noturno, ela não serve, já que podemos sofrer assédio, sendo ele moral, físico ou psicológico e nada ser feito a respeito disso.
Porém, ao contrário do que é proposto pelas autoridades, a Polícia Militar no campus não é a solução , pois ela foi criada com o preciso intuito de reprimir já que seu histórico de repressão é muito alto, reprodução de estereótipos que reafirmam as desigualdades sociais, principalmente as raciais. Outras medidas menos radicais à esta citada acima podem ser tomadas a respeito da segurança no campus, como a contratação e a criação de uma gestão de segurança própria da UEL. Ações importantes devem ser tomadas para a recolocação do ambiente democrático na universidade e representatividade dos professores e alunos. Exemplo de espaço para o aluno se manifestar na administração da universidade é o Diretório Central dos Estudantes, uma entidade estudantil, composta por estudantes, que defendem os interesses dos alunos de toda a universidade.
Cada curso também possui sua representação nos seus Centros Acadêmicos como por exemplo através do Colegiados de Cursos, órgãos deliberativos e consultivos que zelam pelo cumprimento do respectivo projeto pedagógico, promovem a articulação e integração das atividades de ensino para garantir o bom andamento das atividades acadêmicas e o bem-estar de quem frequenta diariamente a universidade. Outra ação tomada são os espaços de deliberação/discussão que pretendem avançar na consolidação de um espaço público mais democrático e participativo, para garantir a descentralização administrativa nas mãos da reitoria e do Estado e a participação cada vez maior dos estudantes na formulação e controle das decisões tomadas para a universidade, na medida em que ela é um espaço de todos e para todos.
Por meio da vontade e participação ativa dos docentes e discentes que formaremos a universidade que queremos com segurança, respeito e igualdade.
...