As Bebidas Tecnologia
Por: ghvgy • 30/10/2019 • Resenha • 497 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Introdução
A geleia é um doce que provém da polpa ou da fruta inteira, atingindo uma consistência gelatinosa em função da pectina presente na fruta e do ácido. (Embrapa, 2013).
De acordo com a legislação brasileira, existem dois tipos de geleia:
*Comum: onde a geleia é preparada com 60 partes de açúcar e 40 partes de frutas frescas;
*Extra: a geleia é preparada com 50 partes de açúcar e a mesma quantidade de frutas frescas.
A geleificação é o processo que visa conservar as frutas com a adição de açúcar, que tem por objetivo diminuir a pressão osmótica, aumentando a vida útil do produto. Além da pectina natural da fruta pode se adicionar pectina comercial, que tem por objetivo estimular o processo de geleificação e acelerar a cocção da geleia.
A origem da geleia é incerta. Há quem acredite que fazer as compotas de frutas foi a maneira que os árabes encontraram de conservar por mais tempo o alimento. O intuito era usar as geleias para fins medicinais, já que as frutas são capazes de ajudar no tratamento de diversas doenças. Outras versões dão a autoria da geleia a Leonardo Da Vinci, isso porque em seu livro de receitas, Notas de receitas de Leonardo da Vinci, está presente o passo a passo da geleia de marmelada de couve. Outros acreditam que o verdadeiro autor da delícia é Nostradamus, o médico da Renascença.
Acredita-se que os portugueses tenham trazido para o Brasil o costume de fazer geleias e a tradição se manteve no País onde há uma oferta de produtos, como frutas, é imensa.
Objetivo
Produzir geleia de abacaxi com e sem pectina
Materiais e métodos:
Os abacaxis foram lavados, em seguida foram descascados e cortados em fatias que, por sua vez, foram transformadas em pedaços menores.
Para fazer a polpa foi adicionado cerca de 450 ml de água às fatias que estavam dentro do liquidificador e, no final foi obtido 5600g de polpa. Cada grupo ficou com 2800g.
O grupo 1 adicionou 30% (840g) de açúcar à mistura, enquanto o grupo 2 adicionou 29%(812g) de açúcar e 1% (28g) de pectina à mistura. Ambos os grupos levaram as misturas ao fogo dentro de uma panela.
O brix inicial do grupo 1 foi de 25,8, enquanto o final foi de 68,5, aos 90 minutos.
O brix inicial do grupo 2 foi de 22,6, enquanto o final foi de 64 aos 50 minutos.
Em um grupo a geleia de abacaxi foi obtida através do processamento da polpa do mesmo com adição de e açúcar até que a geleia alcançasse sua consistência ideal. No outro grupo, o mesmo processo foi realizado, porém com adição de pectina
Resultados e discussões
Conclusão
Foi concluído que a geleia que possuía adição de pectina alcançou o objetivo mais rapidamente do que a geleia que foi feita sem adição de pectina.
https://www.agrolink.com.br/agromidias/video/brasil-e-o-terceiro-maior-produtor-de-frutas-do-mundo--diz-abrafrutas_18856.html
https://www.natue.com.br/natuelife/o-que-e-pectina.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Geleia
https://www.folhadelondrina.com.br/folha-rural/o-mundo-maravilhoso-das-geleias-1008802.html (folha de londrina jun de 2018)
...