CASE PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES
Por: Josiane Rossaro • 24/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.292 Palavras (6 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – UCS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
DISCIPLINA: COI 0206A - Processo de Importação
PROFESSOR: Fábio Verruck (fverruck@ucs.br)
CASE PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES
A necessidade da empresa em estudo é adquirir uma máquina de corte e uma máquina de dobra de chapas de aço. Essa necessidade surgiu porque recentemente a empresa mudou seu foco de produção para a fabricação de carrocerias sobre chassi e suporte para fixação de bobinas de aço, produtos estes que demandam peças com corte e dobras específicas.
Este serviço até então é feito por uma empresa terceirizada. Analisando-se os custos, percebe-se que há uma perda de tempo e um acréscimo de custos muito grande na aquisição terceirizada das peças, tornando-se mais vantajoso produzi-las internamente.
Espera-se, com a aquisição destas máquinas, que as peças possam ficar prontas no momento certo para serem inseridas nos produtos, gerando-se economia de tempo e estoque.
Dessa forma, está em análise a compra de duas máquinas que realizam esses trabalhos: uma máquina de corte e uma máquina de dobra. A máquina de corte será utilizada para o corte de chapas nas medidas e tamanho específicos conforme a necessidade na fabricação dos produtos.
A máquina de dobrar chapas de aço serve para fazer as dobras que moldarão as peças para a fabricação e montagem dos produtos. A máquina dobradeira hidráulica é chamada também de prensa hidráulica. A empresa pretende implementar este projeto em 90 dias e, com base nos requisitos técnicos dos produtos, encontrou cinco fornecedores em condições de atender às suas necessidades.
Seu trabalho é elaborar um método para seleção do fornecedor de acordo com as características que forem mais importantes para a compra do produto. Lembre-se de que a sua empresa está preocupada com os custos, porém também está consciente de que um produto de má qualidade ou com assistência técnica precária pode gerar muitos prejuízos no futuro. A empresa já teve uma experiência anterior muito ruim relativa a essa questão.
Fornecedor 1
País de origem: Turquia
História da empresa: O fundador Sr. Erol Özkayan, iniciou a empresa em 1965, com uma oficina de torno e produzindo alguns tipos de máquinas. Nos últimos 20 anos, a empresa concentrou-se na fabricação de máquinas para trabalhar chapas de aço, apoiando a experiência e a capacidade de produção obtida com o sistema de trabalho moderno e altos investimentos. Segundo dados do site do fornecedor, a empresa fabrica 3.000 máquinas por ano e conta com 600 funcionários com qualificação profissional. As exportações da empresa equivalem a 80% de sua produção. Possui certificações ISO 9001 e Marcação CE.
Qualidade do produto: o setor de produção analisou as funcionalidades das máquinas e verificou que ambas atendem plenamente às necessidades da empresa e que a máquina de dobra possui uma capacidade superior às necessidades da empresa, com um desempenho excelente.
Custo internado das máquinas: R$ 302.200,00
Condições logísticas: A empresa somente trabalha com incoterm FOB
Condições de pagamento: 20 % na realização do pedido + 80% no momento da entrega da mercadoria
Prazo de garantia: 12 meses para danos referentes à problemas técnicos de peças, sendo que o mau uso do produto não está incluído na garantia.
Assistência técnica: é realizada por uma empresa autorizada a efetuar estes serviços no Brasil, sendo que no Rio Grande do Sul a empresa está localizada na cidade de Porto Alegre. Se a máquina estiver no prazo de garantia, a empresa exportadora é responsável por todas as despesas, exceto o deslocamento, refeição e estadia dos técnicos, que estes são por conta da empresa compradora.
Tempo de entrega: 86 dias a partir da data de pedido para a mercadoria chegar ao porto indicado pela empresa.
Fornecedor 2
País de origem: China
História da empresa: A empresa foi fundada em 1956 por Hyu Chi Shang com a produção de guilhotinas. A empresa iniciou as exportações 20 anos depois da sua inauguração, ou seja, em 1976 , e o país foi a Alemanha. Em 1980 iniciou a produção de prensas hidráulicas, e nove anos depois lançou a prensa hidráulica com comando numérico computadorizado. No ano de 2000 foram inauguradas duas unidades na Europa. Em 2005, a unidade da Eslováquia lançou a guilhotina a laser. A empresa possui a certificação ISO 9001 e Marcação CE. Atua no mercado desde 1975, e possui representação de outras empresas e serviços próprios.
Qualidade do produto: o setor de produção analisou as funcionalidades das máquinas e verificou que ambas atendem plenamente às necessidades da empresa e demonstram um desempenho dentro do esperado.
Custo internado das máquinas: R$ 275.265,94
Condições logísticas: A empresa trabalha com as opções de FOB, CIF e EXW.
Condições de pagamento: 100 % antecipado
Prazo de garantia: 12 meses para danos referentes à problemas técnicos de peças, sendo que o mau uso do produto não está incluído na garantia.
Assistência técnica: oferece assistência técnica dentro do período de garantia para defeitos em materiais ou fabricação, consertando-os ou substituindo-os. O deslocamento, a hospedagem e refeição dos técnicos são por conta da empresa compradora, ficando por conta do fornecedor somente as despesas de hora técnica, isso se o equipamento estiver dentro do período de garantia. Todas as solicitações para assistência técnica deverão ser feitas mediante autorização da empresa.
...