Resumo do Texto "On War" de Carl Von Clausewitz
Por: Anna_Melo • 14/8/2019 • Resenha • 519 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Faculdade de Ciências Econômicas
Relações Econômicas Internacionais
Tópicos Especiais em REI - Economia da Guerra e Paz
Aluna: Anna de Melo Pena
Texto: “On War” capítulo 1
Carl Von Clausewitz foi um militar prussiano que tornou suas experiencias em um manuscrito sobre estratégias de guerra. O general relata como as guerras estão sendo modificadas durante o século XIX, principalmente com a Revolução Francesa e Napoleão, e ressalta a relação da politica com a guerra. Após sua morte o livro foi publicado incompleto e no primeiro capitulo ele discorre sobre o que é a guerra e todo o contexto por trás dela.
Para ele, a guerra funciona como um duelo entre dois lados com interesses diferentes e ela se inicia com uma das partes querendo obrigar - através da força - a outra parte a fazer sua vontade. Entretanto, a força está extremamente relacionada com a inteligência utilizada para fazer a guerra, sendo que a lógica é utilizada para mediar o quanto de força será utilizada, o que depende do objetivo por trás da guerra. Para ele, os grupos “civilizados" utilizam mais a lógica enquanto os “selvagens" mais a paixão, sedo esta ideia ressaltada no fato de que nas guerras selvagens os perdedores normalmente são mortos, enquanto os grupos civilizados valorizam a potencial de força que os prisioneiros podem ter.
Uma das principais ideias apresentadas pelo autor é de que o processo da guerra não pode ser baseado em princípios universais. Cada conflito depende do cenário a sua volta e de como os líderes agem e utilizam a força. Outra concepção de Clausewitz é de que a guerra é um ato de força que serve como instrumento para a política e não carrega em si um objetivo. O objetivo está por trás da guerra, pertence aos políticos que manejam a guerra. Neste cenário, o poder militar se relaciona com os objetivos políticos, uma vez que o exército irá agir em prol de tais objetivos ou para fazer o outro exército se render.
Outro ponto discutido é a ideia de extremos. Ambos os lados da guerra irão tentar ter o maior poder emocional e lógico, cada um com suas motivações politicas, e cada um tentará fazer o outro perder sua força e não conseguir se defender. Porém, ao desenrolar da guerra cada um vai se aproximando do seus extremos.
Clausewitz debate de uma forma dialética sobre a guerra na Era Moderna, que foi fortemente influenciada por Napoleão. De certa forma, ele chega a ter uma visão dualista da guerra, uma seria baseada nos objetivos políticos e a outra seria apoiada na influencia do contexto.
Ironicamente, o autor discorre sobre possíveis níveis em que conflitos podem chegar, tendo em vista o outra nacionalismo exercido por Napoleão e que influencia diretamente e fortemente nas guerras, e que são exemplificados na Primeira e Segunda Guerra Mundial.
Carl Von Clausewitz disserta sobre o que é a guerra com olhares modernos, em que considera o Estado Nação como um essencial fator nas guerras, junto com o povo e o exército.
...