Diagrama De Pareto
Casos: Diagrama De Pareto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ingridbelmont • 29/5/2014 • 374 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
DIAGRAMA DE PARETO
O princípio de Pareto, também conhecido como o princípio 80 20, foi apresentado em 1897 por Vilfredo Pareto. Ele afirmou que 80 % da riqueza mundial concentrava-se em 20 % da população. Mais tarde verificou – se que essa relação de concentração acontece em vários outros ramos da ciência, como concentrações demográficas e em ciências organizacionais.
Joseph M. Juran apresentou que numa organização, 80% dos seus problemas podem estar ligados a 20 % das causas geradoras de problemas nessa organização. Isso quer dizer que atacando 1/5 de nossas causas potenciais, estaremos resolvendo 4/5 de nossos problemas.
Claro que a relação não é perfeitamente exata, mas nos dá a ideia de concentração e priorização no ataque as causas dos problemas.
Podemos através do diagrama de Pareto filtrar os problemas menores dos maiores, onde é claro as falhas maiores necessitam de ações mais dinâmicas e urgentes, os problemas ou falhas menores necessitam de ações por igual, mas quando podemos visualizar o grau de importância de cada falha sempre devemos originar a ação sobre a mais crítica.
Representação gráfica da sequência de atividades de um processo.
"Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, fluxograma é um gráfico que demonstra a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo..."
A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.
Além da sequência das atividades, o fluxograma mostra o que é realizado em cada etapa, os materiais ou serviços que entram e saem do processo, as decisões que devem ser tomadas e as pessoas envolvidas (cadeia cliente/fornecedor).
O fluxograma torna mais fácil a análise de um processo à identificação:
•das entradas e de seus fornecedores;
•das saídas e de seus clientes;
•de pontos críticos do processo.
...