Fichamento Jonh B. Thompson
Por: annabsales • 26/4/2017 • Resenha • 305 Palavras (2 Páginas) • 514 Visualizações
Universidade de Brasília
IPOL – Instituto de Ciência Política
Docente: Luis Felipe Miguel
Discente: Anna Luísa Borges Sales - 14/0167609
Jonh B. Thompson – Ideologia e cultura moderna (cap. 5, primeira parte). Petrópolis: Vozes, 1995; pp. 287-295.
Thompson, nesse capítulo, fala essencialmente sobre as características dos meios de comunicação, especificamente a comunicação de massa , como ela se inseriu em um contexto temporal diferente e como foi modificada por ele. O autor expõe seu conceito e questiona a terminologia. A crítica viria pelo fato de que a difusão da informação seria unilateral, do produtor para o receptor, sem feedback. (Thompson , 1995:288)
No contexto contemporâneo acontece a mercantilização das formas simbólicas, uma vez que o receptor é um consumidor. A partir daí, surge a possibilidade de considerar uma massa ativa, mesmo que a influência (medida quantitativamente) seja incerta. (Thompson, 1995: 288)
O autor apresenta quatro características principais e as relaciona com o aspecto de transmissão cultural. A primeira diz respeito a institucionalização da produção e difusão de bens simbólicos, ou seja, há o interesse na produção em larga escala de bens simbólicos (depende de meios técnicos). A segunda é que há uma ruptura institucionalizada entre produção e recepção, como citado anteriormente, é unilateral e incerta.(Thompson, 1995: 289-291)
A terceira característica é a extensão da acessibilidade no tempo e espaço, que separa o transporte físico das formas simbólicas. A última característica é que esse tipo de comunicação implica a circulação pública das formas simbólicas, pois essa é produzida para uma pluralidade de receptores, aqui o autor fala do conceito de domínio público. Ademais, Thompson enfatiza a necessidade de considerar condições sociais e outros contextos de produção, difusão e recepção. (Thompson, 1995: 292-295)
...