Fichamento sistemas internacionais
Por: madu29 • 16/3/2017 • Trabalho acadêmico • 377 Palavras (2 Páginas) • 426 Visualizações
Sistema Internacional: Origens e Definições ARON, Raymond. “Os Sistemas Internacionais”. In: Cursos de Relações Internacionais: Unidade III. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982, pp. 9 - 30.
O texto fala sobre sistemas internacionais, sendo eles um agrupamento de Estados ou organizações políticas no geral, dentre essas que compõe o sistema ocorrem cooperações e relações periódicas que tem o potencial de se tornarem conflitos e/ou guerras.
Esse sistema gira em torno de uma rede de competições e essas no entanto são regidas por um número delimitado de atores principais os quais ocupam a posição de liderança de acordo com sua importância e seu poder em relação a unidades de luta. Esses atores principais regem o sistema cabendo aos secundários seguirem as mudanças efetuadas por eles.
As configurações da relação de forças sofreram drásticas mudanças após o período de globalização, tendo em vista que países geograficamente distantes encontraram uma grande dificuldade que medir suas potencias militares e também o distanciamento de uma identificação cultural ficava imposto por fatores físicos, após esse fenômeno de maior interação mundial que se deu principalmente pelo aperfeiçoamento de técnicas de transporte e locomoção pudemos notar uma mudança em relação ao sistema internacional e diplomático.
Dentro do sistema encontramos algumas configurações como a multipolaridade e a bipolaridade, na multipolaridade ocorre uma rivalidade diplomática entre algumas instituições políticas que possuem sua classe incomum e a bipolaridade onde apenas duas unidades focais são tidas como as mais importantes, onde seu conflito se torna fundamental para o equilíbrio das questões demais do sistema obrigando as unidades secundarias a assumir uma posição entre elas. Outro formato de sistema apresentado no texto foram o homogêneo e o heterogêneo, que significam respectivamente, Estados de mesmo tipo que se agrupam dentro de um mesmo pensamento político e Estados que obtém conceito diferentes e valores que os contrapõe. Dentro desses, o sistema homogêneo ao longo do tempo vem sido observado como o mais estável enquanto a heterogeneidade está sempre presente no contexto histórico das guerras.
Podemos concluir a importância do sistema internacional e seu grande progresso e modificação com o passar dos anos e a evolução da globalização, esse então tem importância fundamental no cenário mundial e carrega consigo a responsabilidade de estar envolvido em conflitos e ainda sim garantir o equilíbrio geral.
...