Gênero e Politica no Pensamento de Maquiavel
Por: Barbaracosta02 • 7/11/2018 • Ensaio • 620 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
Gênero e politica no pensamento de Maquiavel
A teórica politica Hanna Pitkin faz uma analise mais ampla sobre a questão do gênero nos estudos escritos por Maquiavel e discute as representações do feminino em seus textos e os efeitos políticos dessas imagens. A dualidade entre masculino e feminino é importante para compreender o Estado e a relações de poder em Maquiavel;
Não é possível analisar o que as mulheres pensavam de si próprias: tudo o que nos foi transmito pelas fontes são modelos ideias e regras de comportamento que nem sempre são positivas.
As mulheres praticamente não aparecem nas obras politicas e são quase totalmente confinadas ao teatro e a poesia de Maquiavel. Nesse período predominavam valores éticos cristãos e os ideais da guerra e a mulher tinha seu papel definido e baseado em estereótipos que reforçavam sua presença restrita ao espaço domestico e as tarefas do lar.
2) O autor faz várias declarações explicitas sobre o seu desprezo as mulheres – especialmente em o “O Príncipe” – pois consideram fracas, medrosas, dependentes, ingênuas e facilmente manipuláveis.
- Demonstra certa ansiedade em parecer o suficientemente masculino; há preocupação com o que realmente significa ser homem.
Maquiavel afirma que os homens e os Estados devem a todo custo evitar a se parecer com as mulheres e em seu vocabulário de insultos nada é mais poderoso que “afeminado”
- Seu pensamento de certa forma reflete o senso comum da sociedade patriarcal do renascimento.
Em um contexto militar, as mulheres são como as crianças e os idosos, “pessoas inúteis”
Por outro lado, Maquiavel também afirma que as mulheres possuem poderes misterioso e perigoso, constituindo uma ameaça aos homens tanto no plano pessoal quanto na politica.
Advertências de Maquiavel em relação as mulheres:
No capitulo “Como cai um Estado por causa das mulheres” do Livro Discursos ilustra mulheres jovens que sem nada fazer de concreto motivam homens a causar problemas políticos.
“As mulheres já produziram muita destruição, grandes prejuízos já causaram aos que governam as cidades e ocasionaram muitas divisões entre eles [...] Digo então, que os príncipes absolutos e governadores de republica devem levar muito em conta essa questão”.
Os romanos proibiam as mulheres nos acampamentos de seu exercito.
- Maquiavel valoriza a castidade nos lideres políticos e heróis – não por admirar a castidade como virtude Cristã, mas por seu significado politico, pois para ele o amor esta relacionado a dominação e a posse e pode transformar um mulherengo em um homem fraco e pouco viril que se distrai de “preocupações superiores).
Nesse sentido ele recomenda uma alternativa aceitável para a castidade heroica que é sexualidade emocionalmente distanciada que mantenha a paixão dentro dos limites e impeça que qualquer tipo de fraqueza infecciosa seja transmita ao homem.
...