Nacionalismo
Artigos Científicos: Nacionalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tekila • 18/3/2015 • 245 Palavras (1 Páginas) • 324 Visualizações
Muitas vezes pensamos que os termos "patriotismo" e "nacionalismo" podem fazer referência à mesma coisa: o amor ao país de origem. Mas na prática, eles adquiriram significados muito diferentes. De alguma maneira, o nacionalismo é uma degeneração do patriotismo. O patriota diz: "Eu amo meu país," trabalha para seu bem, busca compreendê-lo e defendê-lo se necessário contra os inimigos internos (prestem bem atenção!!!) e externos. Já o nacionalista por sua vez, diz: 'O meu país é melhor do que o seu.'` "O meu país é o maior que já existiu". "Eles odeiam o meu país, porque é melhor. " "Nada abala o meu país porque somos grandes".
É importante refletirmos sobre isso. Produzimos, na prática, discursos que são arranjos mal feitos entre os dois conceitos. Hoje, patriotismo passou a significar exaltação cega, incondicional. Simplesmente gritar "sou brasileiro , com muito orgulho e com muito amor" sem ter a vontade e a coragem de desafiar as políticas governamentais ( independentemente de percepção popular), absurdos sociais, corrupção... Isso não é patriotismo. A repulsa ao errado, ao ignóbil, ao desmando, tudo isso deve fazer parte da ordem cotidiana, do hábito do patriota. Ele não se cala, ele rejeita e resiste.
Patriotas verdadeiros lutam contra aqueles que levam a comunidade à indiferença política, à corrupção dos valores republicanos. Muitas vezes, nacionalistas são aqueles que preferem o caminho de menor resistência e pensam que, no final, tudo dá certo porque Deus é brasileiro, somos o país do futebol e não temos terremoto.
...