O Tráfico de drogas na América do Sul
Por: estopa197810 • 16/11/2017 • Projeto de pesquisa • 2.502 Palavras (11 Páginas) • 503 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
O TRÁFICO DE DROGAS NA AMÉRICA DO SUL
CAMPINAS
2016
O TRÁFICO DE DROGAS NA AMÉRICA DO SUL
Projeto de Monografia apresentado à Graduação da Universidade Paulista, como avaliação final da Disciplina Trabalho de Curso – Projeto de Monografia.
Orientador: Prof. (Mestre)
CAMPINAS
2016
SUMÁRIO
1. TEMA E OBJETO 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. REFERENCIAL TEÓRICO 6
4. OBJETIVOS 11
5. PROBLEMA E HIPÓTESES 12
6. METODOLOGIA 13
7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 14
8. PREVISÃO DE SUMÁRIO PARA A MONOGRAFIA 15
BIBLIOGRAFIA 16
- TEMA E OBJETO
O Tráfico de drogas na América do Sul.
O tráfico internacional de drogas começou a se moldar em meados de 1970, só que seu auge foi em 1980, estando relacionado com a crise econômica mundial.
Com o término da Guerra Fria as transformações tecnológicas, econômicas e políticas, começaram a fluir de uma maneira mais rápida fazendo que de alguma maneira aumentasse o acesso às drogas, aumentando os crimes transnacionais, que se caracteriza como uma pratica ilegal, em busca de ganhos financeiros particulares, atuando em vários países como uma rede e utilizando a violência para obter seus objetivos.
Como o comércio de drogas tem um grande faturamento muitos países começaram a ficar depende economicamente da produção e do tráfico de drogas, principalmente para os países da periferia e da América Latina, onde há a maior produção de cocaína.
A América do Sul começa a preocupar os demais Países quando tem os principais produtores de folha de coca do mundo, sendo eles o Peru, Colômbia, e a Bolívia, que possuem um grande peso na distribuição das drogas, o tráfico internacional de drogas provoca conflitos nas áreas de políticas internacionais e também em âmbito social.
Sendo assim a agenda de segurança começou a ver o tráfico internacional de drogas de uma maneira diferente, caracterizando ele como uma “nova ameaça”.
Além dos problemas relacionados com o cultivo e a refinação das drogas esses países possuem fronteira com o Brasil, sendo utilizado como rota internacional do tráfico de drogas e comprando algumas dessas drogas ilícitas, também originadas do Paraguai, pois como o Brasil possui uma fronteira direta com esses países e quase não há fiscalização, fica mais acessível a entrada no país, e a distribuição para a Europa e a África.
- JUSTIFICATIVA
Sendo assim nesse trabalho será enfatizado sobre o tráfico internacional de drogas mostrando seus problemas, rotas de tráfico, as tentativas para resoluções e suas consequências, pois se caracteriza como o comercio ilegal de substancia ilícita, é um dos principais comércios ilegais existentes hoje, ultrapassando o comercio ilegal de armas de fogo.
Diante do acesso e das fronteiras na América do Sul, que possuem os principais produtores de folha de coca as rotas entre os países se torna um problema de todos, tomando proporções internacionais, ameaçando o bem-estar da população em relação aos traficantes e seus dependentes e uma questão social, e econômica.
E como o tema esta relacionado aos problemas não só individual dos países eles buscam uma cooperação, pois se refere ao um assunto de importância a todos, e faz parte das politicas de segurança.
- REFERENCIAL TEÓRICO
O primeiro capítulo será a Introdução do trabalho contendo uma breve explicação dos capítulos e do tema que será estudado.
1. Introdução:
O tráfico internacional de drogas começou a tomar uma maior forma em 1970, seu auge, quando realmente começou a adquirir mais força foi em meados de 1980, estando inteiramente ligado com a crise econômica mundial. Um problema que se referia ao desenvolvimento econômico, do Brasil e outros países da América do Sul.
O tráfico de drogas ilícitas possui impactos nas áreas econômicas, social e política, estando diretamente ligado aos problemas em outros crimes e da violência.
Iremos enfatizar na América do Sul para que possamos ter um maior entendimento diante dos problemas ocasionados pelo tráfico internacional de drogas, e as medidas adotadas para as suas resoluções.
Fazendo com que a diplomacia e as relações internacionais vissem além dos problemas relacionados com a guerra e paz entre as nações. Com o desenvolvimento mundial e a globalização o rápido acesso a informação, vários assuntos se internacionalizaram. Entre esses assuntos de âmbito internacional, a questão mundial das drogas, assunto recorrente há muitos no contexto internacional.
2. O Trafico Internacional de Drogas e seus impactos
O surgimento constante de novas substâncias, e com os acordos existentes entre as nações vem tendo reconhecimento no assunto, e aumento o campo de atuação e mostrar cooperação para controlar e tentar extinguir os problemas trazidos pelas drogas. Alguns tratados internacionais foram firmados para que pudesse ter um controle na produção dessas substancias, e também no consumo de drogas ilícitas.
A preocupação da ONU com as drogas não é recente, A primeira convenção convocada para tratar especificamente do tema aconteceu em 1961, seguida de duas outras, em 1971 e 1988. O narcotráfico e o crime organizado assumiram dimensões tão graves que a ONU realizou duas conferências, num prazo inferior a cinco meses, em Nápoles (novembro de 1994) e no Cairo (Maio de 1995), para tratar do tema. Foi a primeira vez que a organização convocou duas conferências sobre uma mesma questão em prazo tão curto e em tempo de paz. Participaram representantes de 180 países. (JUNIOR, 2005 p. 28-29)
...