Politica do petroleo
Por: vladimirputin • 14/9/2015 • Resenha • 417 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
Democracia, igualdade e identidade
O autor expõe o fato do liberalismo confrontar com a política comunitarista ou multiculturalista a respeito de temas como identidade e igualdade, é feita a contraposição da democracia maximalista para a minimalista e ele afirma que é necessário ter um ponto de vista mais ambicioso e social, embora possamos utilizar concepções "minimalistas" de democracia em nossos experimentos intelectuais, "se houver grande desigualdade social, como a que existe no Brasil, por exemplo, isso naturalmente vai significar que diferentes indivíduos estarão controlando quantidades muito desiguais de recursos na esfera privada, e que haverá, portanto, um desequilíbrio privado de poder que tornará problemático o exercício efetivo dos direitos políticos e civis"
Pzeworski define a democracia como estado de direito e ela se reduz em “o importante é que não nos matem “permitindo a indagação: o que dizer dos direitos políticos? Eles privilegiam quem tem maior poder aquisitivo, sendo movidos por interesse ou seja não exercendo o compromisso democrático.
A manipulação dos direitos políticos só acontece em estado democrático, em uma sociedade escravocrata, a perspectiva é de deixar se afirmarem de forma autônoma, pois o único interesse é o do senhor com uma assimetria insuperável.
Caracterizando a ideia de política por referência ao poder, como vemos convencionalmente nos manuais de ciência política, o crucial é que a ênfase ai deveria estar na palavra “problema” e não na palavra “poder” não é tanto o poder em si mesmo, como “realisticamente” os manuais costumam sustentar, mas é antes o problema do poder, o poder como problema, que nos interessa, mesmo na qualidade de cientistas políticos e sociólogos da política de orientação supostamente empírica , o poder analiticamente demostra uma importância significante nas relações humanas e afirma a autonomia de cada um e autonomia remeta a identidade.
Não existe identidade a não ser com um pesado lastro social. É ilusório pretender recuar uma espécie de ponto zero em que você se tenha libertado de todo e qualquer condicionamento social , e supor que ai você seria autenticamente você mesmo, a assimilação desse condicionamento terá de se dar em termos que permitam ao indivíduo também se libertar da sociedade , sou autônomo na medida em que todo esse insumo seja de alguma forma apropriado por mim de maneira reflexiva e seletiva , no caso você escolhe suas preferencias e é autor de si mesmo .
O valor da autonomia reconhece que ele não pode prevalecer se não se preservar a autonomia individual termina por remeter a própria questão da identidade pessoal ao plano do indivíduo envolvido
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