Resumo John Mearsheimer
Por: LuEdu934 • 29/3/2023 • Resenha • 436 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE FRANCA
Resumo – John Mearsheimer
John J. Mearsheimer é um professor, cientista político e teórico internacionalista nova-iorquino nascido em 14 de dezembro de 1947. Além de ter escrito a obra The Tragedy of Great Powers Politics, sua obra mais famosa, o autor também abordou as ações do lobby de Israel e a política externa dos Estados Unidos no texto The Israel Lobby and U.S. Foreign Police. Professor na Universidade de Chicago, o autor é considerado o realista mais importante do seu tempo.
A partir da perspectiva de Mearsheimer, regras e organizações são inúteis perante o desespero das nações no que tange a própria sobrevivência. Por exemplo, ainda que os Estados Unidos resguarde um liberalismo institucional mundial, a realidade apresenta uma teoria bastante distinta. Quer dizer, o discurso liberal norte-americano beira a hipocrisia quando posto em evidência com os esforços contínuos e violentos do país para garantir seus interesses, objetivos e sobrevivência.
As grande potências possuem numerosos artifícios para assegurar suas habilidades vitais e, obviamente, o último propósito é se tornar hegemônico de toda estrutura. Todavia, uma vez que tal objetivo não é simples de ser alcançado, os Estados operam através do domínio regional por conta de aspectos territoriais, econômicos, militares, demográficos e nucleares. Nessas ações podem ocorrer diversos absurdos, entre eles, provocações para causar conflitos com rivais, falsificar ameaças e obrigar seus aliados a lutar contra inimigos.
O raciocínio do autor é intrínseco à uma reestruturação histórica e historiográfica do levante e do declínio dos Estados, indo desde as guerras napoleônicas até a ascensão incontrolável da China no início do século XXI. Os casos despontados ao longo desse período deixam explícito a fraqueza do princípio da colaboração tendo em vista o ímpeto orgânico das nações quando se trata da própria sobrevivência. Se por um lado Mearsheimer converge com Waltz na identificação do sistema internacional como anárquico, por outro concorda com Morgenthau na característica de imprevisibilidade dos países.
Portanto, dentro de uma ordem mundial em que os Estados se sentem ameaçados uns pelos outros, a execução de suas ações mais grosserias são potencializadas. A guerra ao terror iniciada pelo presidente George Bush ilustra adequadamente esses impulsos primitivos e, definitivamente, os mesmos serão responsáveis por um hipotético confronto entre China e Estados Unidos na busca pela hegemonia da organização internacional. Sendo assim, a obra de John Mearsheimer torna-se de extrema importância na medida em que faz o leitor lembrar que, independente de tudo, a tragédia persiste.
Referências
MEARSHEIMER, John. The tragedy of great power politics. New York: Norton & Company, 2001. Introduction, Cap. 2. p. 1-54.
...