Vulnerabilidade Humana
Por: Joe Pablo • 17/11/2015 • Monografia • 1.255 Palavras (6 Páginas) • 2.558 Visualizações
[pic 1]
E.E HELIODORO CAPISTRANO DA SILVA
A Vulnerabilidade Humana
Joe Pablo Faria Campos
Anderson dos Santos
Igor Cordeiro Casado
Jady Matos
Rubian de Carvalho
Cristiane Damaceno
Janine Dias
Milena Ferreira
3° Ano “A”
Professor Fernando
Cuiabá-MT
2015
Introdução
Neste tema abordado tem como principal objetivo compreender de que maneira o bem-estar social e a vulnerabilidade humana são afetados pelas mudanças ambientais, políticas econômicas e culturais para que possam ser propostas medidas que melhorem a qualidade de vida e, ao mesmo tempo, preservem o ambiente.
Fundamentação Teórica
De acordo com a ONU, o conceito de vulnerabilidade humana evidencia a que ponto podem chegar às consequências negativas para o bem estar humano, como acesso limitado aos alimentos, água potável, ao saneamento, aos remédios e às vacinas. Os padrões de vulnerabilidade e as mudanças ambientais e socioeconômicas interferem na qualidade de vida. Os fatores que mais interferem na vulnerabilidade humana de a acordo com a ONU, são a pobreza, a saúde, a globalização, o comércio, os conflitos armados, a ciência e a tecnologia.
Pobreza e desnutrição
A pobreza diminui a capacidade de que as pessoas têm de se adaptar às mudanças do ambiente. O mundo ainda apresenta 1bilhão de pessoas sofrendo de fome crônica.
A fome crônica caracteriza-se pela carência constante de alimentos. Ocorre quando a alimentação diária, habitual, não proporciona ao indivíduo condições fisiológicas suficientes para manter o seu organismo em perfeito funcionamento nem para o desempenho das atividades cotidianas. Os indivíduos ou populações sujeitas à fome crônica pertencem, geralmente, a comunidades ou países pobres; são pessoas desnutridas, que desenvolvem diversas doenças em razão da falta de nutrientes necessários para sua saúde física e intelectual.
Saúde
A saúde é fundamental e é a base para o trabalho, do para uma aprendizagem e para o desenvolvimento intelectual, físico e emocional. A saúde e a educação são os elementos que formam o capital humano. Uma saúde deficiente mina a capacidade de adaptação ao ambiente e faz com que vulnerabilidade se torne extremamente elevada.
As taxas de Mortalidade infantil de menores de cinco anos apresentaram uma significativa diminuição em todo o mundo. Contudo, continuam elevadas e, em determinadas regiões, mais de dez milhões de menores de cinco anos morrem anualmente, Sendo 98% desse total em países subdesenvolvidos. cerca de 30% dessas mortes são causadas por ambientes insalubres.
A organização mundial da saúde (OMS) alertou que os principais riscos para a saúde infantil são a desnutrição, peso insuficiente, água contaminada, uma falta de saneamento básico, obesidade e falta de exercícios físicos.
Globalização e comércio
O rápido crescimento do comércio regional e mundial, bem como a intensa circulação financeira, contribuiu para que houvesse uma integração e uma interdependência globais. O desenvolvimento humano, entretanto, não ocorreu na mesma velocidade, o que tem aumentado as desigualdades entre ricos e pobres.
Os países pobres estão adotando medidas de mercado e suas economias, procurando estabelecer acordos para expandir o comércio e os investimentos estrangeiros diretos. Esse fato, sem a contrapartida dos países subdesenvolvidos tem provocado mais dependência.
Devido ao interesse por novos mercados consumidores, os programas socorro financeiro dos países ricos para os países pobres têm variado bastante. A proporção de dinheiro destinado à agricultura e ao desenvolvimento em infraestrutura tem diminuído consideravelmente. Os países africanos subsaarianos continuam sendo os que mais dependem do auxílio estrangeiro e de ajuda humanitária.
...